Faltou energia: o que fazer com o aquário?

2015-04-10_190211
Durante poucos minutos, algumas ou muitas horas, a falta de energia pode causar problemas

Uma queda de energia pode acontecer a qualquer momento e sem motivo aparente, e a preocupação sobre como cuidar de um aquário durante uma queda de luz não só é muito comum, como também bastante pertinente.
Ainda que durem poucos minutos, algumas ou muitas horas, a falta de enrgia pode causar problemas – e é importante que você já tenha um plano sobre como cuidar de um aquário em circunstâncias como estas.

O que pode acontecer
Grande parte dos modelos de aquários contam com a eletricidade para filtragem de água, manutenção de temperatura e iluminação do ambiente, proporcionando um ambiente confortável e saudável aos peixes que vivem ali. Em função disso, mais do que algumas horas sem eletricidade pode acarretar em um desastre, uma vez que todos estes itens fornecem grande suporte para a sobrevivência dos peixes.
As ocorrências mais comuns após o desligamento de um filtro de aquário são a diminuição da oxigenação da água, alterações de temperatura e aumento dos níveis de compostos nitrogenados presentes na água. A alteração da temperatura pode causar muito estresse, enquanto o aumento dos níveis de amônia causado pela falha na filtragem da água pode tornar o ambiente do aquário completamente tóxico aos seus peixes.
Como todas as espécies de peixes de aquário possuem necessidades de ambiente bastante específicas, qualquer uma destas alterações pode, sim, ser fatal aos pets aquáticos.

O que fazer
Para atender às necessidades de cuidados com aquário, existe no mercado uma série de opções de pequenos geradores contínuos – que permitirão o funcionamento dos equipamentos de aquário como o termostato, os filtros e as bombas, até que a eletricidade seja restabelecida.
Também existe a opção de bombas de ar que funcionam à bateria e podem fornecer boa oxigenação ao seu aquário por uma determinada quantidade de horas.
Durante uma longa queda de energia é importante lembrar que seus peixes podem sobreviver alguns dias sem comida. Alimentar o aquário durante estes períodos pode significar um gasto de energia muito impactante aos seus peixes, reduzindo ainda mais os níveis de oxigenação do aquário em função do acúmulo de sujeiras e fezes.
É importante que antes de realizar qualquer tipo de troca urgente de água, certifique-se de tratá-la antes de depositar no aquário!

 

Fonte: Petz