Faça sua própria massa cerâmica e crie objetos incríveis

2015-04-10_190211
og:image

Para iniciar a suia produção de cerâmica fria, vamos passar uma receita simples para você iniciar seus projetos. Lembre-se esta massa não pode ser utilizada para objetos que servirão comidas ou bebidas. Use-os para decoração.

Vamos ao passo a passo da massa de cerâmica fria
Porcelana Fria é conhecido como o artesanato de modelagem utilizando um tipo de massa confeccionada a partir da mistura de amido de milho, cola branca, limão ou vinagre e vaselina.
Este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar.

Ingredientes
02 xícaras de chá de cola branca; 02 xícaras de chá de amido de milho; 02 colheres de sopa de vaselina líquida; 01 colher de sopa de caldo de limão ou de vinagre; 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone ou creme para porcelana fria, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento.

Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela, mas não ligue o fogo. Misture bem, até a massa virar um creme. Cozinhando a Massa no Microondas Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto. Misture todos os ingredientes, leve ao microondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.
Cuidado: Nunca coloque objetos metálicos no microondas!

Cozinhando a massa no fogão
Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa – não misture com o restante da louça) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa
Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos. A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica.

Dicas para a manutenção da massa
Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade. Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa. Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.

Massa de sal que não vai na panela
500 g de farinha de trigo; 1 k de sal; 75 ml de cola branca; 300 ml de água.

Passo a passo
Em uma vasilha grande misture a farinha de trigo e o sal, coloque a água e continue misturando. Em um copo coloque a cola complete com água e adicione na massa.
Amasse com as mãos (ela fica parecida com massa de pão) até ficar bem seca. Se sua massa ficar muito molhada não adianta acrescentar farinha. Faça outra massa mais seca e misture as duas.
Depois de pronta divida a massa em pequenas porções e faça a coloração com tinta guache ou tinta acrilex. Depois de pronta as peças que você criou leve ao forno ( elétrico) baixo por 30 minutos com a tampa semi aberta, após esse tempo feche a porta e deixe até que as peças fiquem duras. Aperte com palito de dente para ver se já estão boas. Retire do forno e pinte.