Em 2021 a comunidade produziu mais de 20 toneladas de resíduos
O município é um exemplo de sustentabilidade e tratamento de lixo no Estado. Reconhecimento que foi fortalecido em novembro durante divulgação do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2021 (ISLU), que destacou que Bento é considerada a cidade com o melhor serviço de limpeza urbana do Rio Grande do Sul. E neste sentido, alguns exemplos práticos podem ser destacados para confirmar o estudo.
De acordo com a secretaria municipal do Meio Ambiente, neste ano foram recolhidas 22.840,23 toneladas de resíduos, e deste montante, 23% foi reciclado. Em Bento Gonçalves são seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e de resíduos especiais. Os materiais recicláveis, orgânicos, vidros e móveis são coletados separadamente por 20 caminhões.
As políticas públicas de incentivo à reciclagem e educação ambiental implantadas na cidade alcançou o total 12.934 pessoas, através de projetos de sensibilização ambiental realizados nos bairros, escolas, comércio e outros locais. Atualmente há uma média diária de 0,89 kg de resíduos por habitante gerada diariamente.