Eventos e feiras ajudam a fomentar turismo e negócios em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Agenda da Fundaparque tem 26 eventos confirmados para 2018

 

Bento Gonçalves tem sido sede de expressivos eventos, tais como encontros de negócios, conferências técnicas, reuniões corporativas, festividades temáticas, entre outros. A Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque), maior espaço do município (são 58.000 m² de área coberta), tem papel crucial na consolidação da cidade como polo nesse segmento.
A maior parte das 274.431 pessoas que visitaram o local em 2017 foram atraídas por feiras, congressos e seminários. Neste ano, 26 eventos já figuram na agenda da Fundaparque e o local receberá eventos como Festival da Cerveja Gaúcha, ExpoBento, Transposul, Wine South America e Avaliação Nacional de Vinhos.
“A movimentação econômica que as feiras geram para Bento Gonçalves vai além das transações nos estandes, pois turistas e expositores também utilizam hotéis, restaurantes, turismo, aluguel de automóveis e comércio, por exemplo. Nesse sentido, a Fundaparque pode ser considerada uma das indutoras do turismo de negócios na região, uma vez que sedia eventos frequentados por pessoas do Brasil e do exterior que unem compra e venda de produtos e serviços ao entretenimento”, ressalta o presidente da Fundaparque, Silvio Sandrin.
O secretário municipal de turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, confirma a análise de Sandrin. “O turista que vem para negócios, por exemplo, normalmente estende sua estadia e usufrui da mesma estrutura de um turista de lazer. Sendo assim, a compilação dos dados é medida pelo impacto do ISSQN total das atividades econômicas do ramo”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto. De acordo com dados da pasta, em 2017 Bento Gonçalves atingiu a marca de 1,4 milhão de visitantes nos roteiros locais em 2017.