Evento sobre Rastreabilidade beneficiou agricultores da cultura do pêssego

2015-04-10_190211
Marcon Boton acredita no potencial da região, para tornar-se referência em qualidade e segurança na cultura do pêssego para todo o país

Ocorreu na última terça-feira (18), em Pinto Bandeira uma reunião técnica sobre Rastreabilidade e Resíduos de Agrotóxicos na Cultura do Pessegueiro, o evento foi realizado com apoio de Prefeituras da região, Emater/RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura e Ministério da Agricultura.
Os palestrantes da noite foram Marcos Boton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho que falou sobre Resíduos de Agrotóxicos na Cultura do Pessegueiro e Helena Pan Rugeri, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa que palestrou sobre Rastreabilidade.
O maior objetivo da palestra foi enfatizar e orientar os produtores da importância das boas práticas agrícolas e do monitoramento que os setores de fiscalização estão fazendo em relação a resíduos na cultura do pessegueiro.
Foram expostos levantamentos realizados no País sobre a cultura do pêssego a partir de 23 amostras coletas em 2011 e 2012, destas 20 apresentavam resíduos fora dos padrões indicados.
Uma nova legislação do Ministério com base no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC/Animal está vigorando e envolve toda a cadeia produtiva, neste sentido as palestras demonstraram aos produtores a importância da rastreabilidade que vai ser implementada oficialmente a partir de 2020 em relação à cultura do pêssego, além dos períodos de carência e cuidados na aplicação dos produtos sanitários.
Foi exposto à comunidade de Pinto Bandeira que juntamente com Bento Gonçalves, são responsáveis por 14,7 % de toda a produção de pêssegos do país a sua importância no cenário nacional, podendo ser referência na produção do pêssego de mesa, com qualidade, rastreado e com segurança aos consumidores.

 

De acordo com Helena Rugeri, o Ministério da Agricultura passou a ter base legal para fiscalizar, e também mudou o número de produtos disponíveis para as culturas. O agricultor precisa usar o receituário agronômico para o pêssego, para controle de praga