Estudos indicam que nostalgia pode aliviar a dor

2015-04-10_190211

Pesquisa apontou que ver imagens relacionadas à infância diminui a percepção de um incômodo de grau moderado.

De acordo com estudo publicado na revista “The Journal of Neuroscience”, a nostalgia diminui a atividade em áreas do cérebro relacionadas com a dor.

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências submeteram adultos a exames de ressonância magnética funcional, que mede a atividade do cérebro, detectando alterações relacionadas a variações no fluxo sanguíneo, enquanto exibiam dois tipos de imagens para esses indivíduos.

Uma das categorias era de cenas e objetos nostálgicos, que remetiam à infância, como desenhos de TV, balas ou brincadeiras de escola; enquanto a outra continha informações da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, as pessoas recebiam estímulos térmicos na pele que causavam desconforto.

A cada figura, os participantes precisavam classificar o nível de nostalgia que despertava e avaliar o estímulo térmico a que eram expostos.

As imagens nostálgicas tinham o poder de diminuir o incômodo do estímulo térmico – que provocava dor de baixa intensidade – se comparadas com as figuras de controle, ou seja, do seu cotidiano.