Estudo revela aumento de substância cancerígena emitida por fogões a gás

2015-04-10_190211

 

Pesquisadores de Stanford apontam risco de exposição ao benzeno e oferecem medidas preventivas

Emissão de substância cancerígena

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Stanford revelou que fogões a gás podem aumentar os níveis de benzeno, uma substância química associada ao risco de câncer. O estudo destaca a presença dessa substância no ambiente doméstico e suas implicações para a saúde.

Resultados do estudo

De acordo com o estudo recentemente publicado na revista Environmental Science & Technology, apenas uma boca de fogão a gás acesa ou um forno ligado a uma temperatura moderada pode elevar os níveis internos de benzeno a um patamar superior ao do fumo passivo. A ventilação adequada foi apontada como um fator importante na redução dessas concentrações.

Conscientização sobre os riscos

Especialistas já alertam para os riscos associados ao uso de fogões e fornos a gás. Medidas simples, como o uso de coifas, boa ventilação no ambiente e a manutenção adequada desses aparelhos, podem ajudar a minimizar os riscos à saúde. Embora o risco não possa ser totalmente eliminado, cuidados adequados podem reduzi-lo significativamente.

Outros gases tóxicos

Estudos anteriores já mostraram que fogões a gás podem emitir metano, contribuindo para as emissões de carbono e expondo os usuários a poluentes que podem causar doenças respiratórias. Crianças que vivem em residências com fogões a gás apresentaram maior risco de desenvolver asma, de acordo com análises anteriores.

 

Como reduzir a exposição a poluentes de fogões a gás

 

  • Ventilação: Um ambiente bem ventilado é a principal forma de utilizar um fogão a gás de forma segura, pois o ar fresco diminui a concentração de poluentes atmosféricos. Abra as janelas, a porta ou até mesmo, coloque um ventilador, para tentar ventilar a cozinha o máximo possível quando estiver usando seu fogão.
  • Exaustor/Coifa: Especialistas recomendam sempre ter uma coifa ou ao mesmo um exaustor na cozinha e utilizá-lo sempre que ligar o fogão, mesmo que seja apenas para ferver água, por exemplo. Para quem tem apenas um exaustor, que tem filtro, mas não elimina a fumaça para o ambiente externo, também é recomendável abrir uma janela ou usar um ventilador.
  • Tente usar o fogão com menos frequência: As pesquisas mostram que quanto maior a exposição, maior o impacto. Eletrodomésticos e utensílios como micro-ondas, torradeira, sanduicheira e jarro elétrico podem ser bons aliados nessa missão.
  • Purificador de ar: Um purificador de ar com um filtro HEPA pode ajudar a reduzir o nível de concentração de óxidos de descarte em casa. Para quem pode comprá-los, a orientação é colocá-lo na cozinha ou próximo a ela.