Estudo global revela o que os cães gostam de assistir na TV

2015-04-10_190211
Lazy dachshund dog in yellow t-shirt is lying on couch on the pillow at home with remote control between paws and is going to watch favorite shows on TV all weekend.

Você já se perguntou quais programas de TV seu cachorro escolheria se pudesse usar o controle remoto? Esta pergunta excêntrica constitui a base de um estudo significativo realizado pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison.

Embora a ideia dos cães serem entusiastas da televisão possa parecer divertida, a investigação teve como objectivo colmatar uma lacuna crítica na medicina veterinária: a necessidade de métodos mais refinados para avaliar a visão canina.

Avaliação da visão em cães

A pesquisa procurou identificar fatores como idade e visão que afetam o interesse de um cão pelo conteúdo da tela.

O objetivo final, iniciado há dois anos, era criar métodos mais diferenciados para avaliar a visão canina, uma área vital, mas subdesenvolvida, na ciência veterinária.

“Atualmente temos uma abordagem rudimentar para avaliar a visão dos cães, semelhante a simplesmente determinar se um humano é cego ou não”, afirma Mowat.

“Precisamos de ferramentas mais refinadas, semelhantes a um gráfico oftalmológico para cães. Nossa hipótese é que vídeos envolventes poderiam manter a atenção de um cão por tempo suficiente para avaliar suas capacidades visuais, mas não tínhamos certeza sobre quais tipos de conteúdo seriam mais cativantes.”

O que os cães gostam de assistir na TV

Numa nova abordagem para compreender as preferências de ecrã dos cães, Mowat desenvolveu um inquérito baseado na web para proprietários de cães em todo o mundo.

O questionário buscou detalhes sobre os tipos de telas existentes nas residências, como os cães interagem com elas e o conteúdo que mais chama sua atenção. Também coletou dados sobre idade, sexo, raça e localização de cada cão.

Os proprietários foram incentivados a descrever as reações de seus cães aos vídeos, normalmente categorizadas como ativas (correr, pular, monitorar ações na tela, vocalizar) ou passivas (deitar, sentar).

Além disso, os proprietários tiveram a opção de mostrar aos seus cães quatro vídeos curtos apresentando uma pantera, outro cachorro, um pássaro e o trânsito.

Eles foram então solicitados a avaliar o nível de interesse de seus cães e o quão atentamente eles seguiam os objetos em movimento na tela.

O estudo revela que os cães ficam mais cativados por vídeos com outros animais, principalmente aqueles que mostram outros cães.

Curiosamente, embora um documentário da National Geographic sobre a evolução canina possa parecer demasiado sofisticado, um desenho animado clássico como Scooby Doo pode ser uma escolha igualmente atraente.

Insights sobre as preferências de TV para cães

Aproximadamente 1.600 donos de cães em todo o mundo participaram para esclarecer a atenção visual e as preferências dos nossos amigos de quatro patas.

Este esforço global, abrangendo os Estados Unidos, o Canadá, o Reino Unido, a União Europeia e a Australásia, obteve com sucesso 1.246 respostas completas, revelando insights fascinantes sobre o comportamento canino.

  1. A idade e a visão de um cão estão correlacionadas com seu nível de interação na tela.
  2. Raças esportivas e de pastoreio tendem a se envolver mais com o conteúdo da tela do que outras.
  3. Os vídeos centrados em animais são os mais populares, sendo os cães os principais assuntos de interesse.
  4. Surpreendentemente, os humanos têm uma classificação baixa nas preferências de visualização dos cães.
  5. Mais de 10% dos cães consideram os desenhos animados envolventes.
  6. O movimento na tela é um fator chave para chamar a atenção dos cães.

A figura maior

Com base nestas descobertas, Mowat planeia aprofundar a forma como podemos compreender melhor e melhorar a vida dos nossos companheiros caninos.

“Sabemos que a visão deficiente tem um impacto negativo na qualidade de vida dos idosos, mas o efeito do envelhecimento e das alterações na visão nos cães é em grande parte desconhecido porque não podemos avaliá-lo com precisão”, diz ela.

“Tal como as pessoas, os cães vivem mais tempo e queremos garantir que também apoiamos uma vida mais saudável para eles.”

Esta próxima pesquisa se concentrará no desenvolvimento e otimização de métodos baseados em vídeo para avaliar as mudanças na atenção visual à medida que os cães envelhecem.

Além disso, visa abordar questões que podem ajudar a garantir que os cães envelheçam normalmente.

Caninos como sentinelas da saúde humana

Outro aspecto intrigante da pesquisa futura de Mowat é a comparação entre o envelhecimento da visão dos cães e a dos seus companheiros humanos.

“Os cães têm uma vida útil muito mais curta do que a dos seus donos, é claro, e se existirem factores ambientais ou de estilo de vida emergentes que influenciam o envelhecimento visual, este poderá muito bem aparecer nos nossos cães décadas antes de aparecer em nós”, explica Mowat. “Nossos cães podem ser nossos sentinelas – os caninos da proverbial mina de carvão.”

Em resumo, ao explorar estas áreas, a investigação de Mowat promete melhorar a nossa compreensão dos nossos amigos caninos, ao mesmo tempo que oferece conhecimentos sobre a saúde humana e o envelhecimento.

Este estudo, portanto, é um testemunho do vínculo profundo entre humanos e cães e das maneiras pelas quais esse vínculo pode levar a benefícios e descobertas mútuas.

O estudo completo foi publicado na revista Ciência Aplicada do Comportamento Animal.