Estudo aponta que formigas podem “farejar” câncer

2015-04-10_190211

Descoberta pode ajudar no diagnóstico da doença

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sorbonee na França apontou que as formigas têm a capacidade de “farejar” o câncer.

Os resultados, publicados na revista científica iScience, são animadores e mostram que o uso dos insetos para o diagnóstico é possível com apenas trinta minutos de treinamento. A descoberta pode ajudar a obter o diagnóstico da doença.

Os pesquisadores partiram de estudos que já demonstravam essa capacidade em cachorros. Um deles, realizado nos Estados Unidos, descobriu que cães conseguem “farejar” o câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. No entanto, uma desvantagem no uso dos caninos é que eles demandam mais tempo para serem treinados.

Já para as formigas, junto às amostras cancerígenas, foram colocadas porções de açúcar. Depois de três rodadas que duraram cerca de trinta minutos, os pesquisadores repetiram o experimento sem a adição do açúcar e observaram que as formigas continuaram a se dirigir para as células cancerígenas, indicando que elas foram capazes de identificá-las.