Em Bento, preocupação está na produção das uvas e de pêssegos
A falta de chuvas no Rio Grande do Sul está provocando grandes prejuízos nas lavouras. A Emater estadual informou que ainda está levantando oficialmente os prejuízos, porém diversas cidades já registraram perdas de mais de 80% nas produções. Em Bento Gonçalves, há uma preocupação está associada ao desenvolvimento das uvas em fase de maturação, e aos pêssegos, que têm gerado frutos com calibres menores.
Até o momento 15 municípios do Estado decretaram situação de emergência em razão da estiagem, conforme a Defesa Civil. Outras cinco cidades registraram perdas significativas, mas ainda não decretaram emergência. A maioria delas é do Norte ou Noroeste do estado.
Das 15, apenas uma teve a situação homologada pelo estado e pela União até esta terça-feira. Júlio de Castilhos decretou situação de emergência no dia 6 de dezembro e teve homologação no dia 16. As outras cidades ainda tem prazo de 180 dias para comprovar a situação, apresentando laudos de pessoas afetadas, situação da agricultura, entre outros aspectos.
Com a homologação da situação de emergência, os municípios passam a ter uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, como repasse de recursos e auxílio em obras de restabelecimentos por meio de planos de trabalho. O estado vem enfrentando enfrenta problemas com a seca desde 2019.
A meteorologia também não é uma aliada, já que a previsão do tempo indica que o verão será de muito calor e pouca chuva. Segundo o Climatempo, no interior, as temperaturas facilmente chegarão aos 40º C durante a estação.
Em janeiro, somente no Norte gaúcho devem ocorrer chuvas levemente acima da média. No restante do estado, será um mês de pouca precipitação. E nos meses seguintes, fevereiro e março, a chuva escassa volta a predominar em todo o estado.
Municípios em situação de emergência
Júlio de Castilhos
Tenente Portela
Espumoso
Arroio do Meio
Fontoura Xavier
Cristal do Sul
São Pedro das Missões
Palmitinho
Santo Augusto
Tupanciretã
Barra do Guarita
Frederico Westphalen
Agudo
Alto Alegre
Caiçara
Cerro Grande (sem decreto)
Nova Bréscia (sem decreto)
Santa Maria (sem decreto)
Rondinha (sem decreto)
Pinhal (sem decreto)