Estado emite novo Aviso por agravamento da pandemia na região Sul

2015-04-10_190211

Pelotas apresentou piora em alguns indicadores

O governo do Estado divulgou, após reunião do Gabinete de Crise nesta quarta-feira (20), a emissão de um Aviso para a região Covid de Pelotas. As outras 20 regiões não receberam Avisos ou Alertas. O Aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.
Conforme os técnicos do GT Saúde, Pelotas apresentou piora em alguns indicadores em relação à semana anterior, por isso recebeu a notificação para que possa controlar a propagação do vírus na região.
Entre os dados, a região Covid de Pelotas (R21) apresentou incidência de novos casos de 112,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, representando aumento de 20% frente à semana anterior. Essa incidência representa a segunda maior do Estado entre as 21 regiões Covid na última semana, sendo 67,1% superior à média estadual.
Além disso, o Gabinete de Crise debateu alguns pedidos e demandas setoriais em relação a protocolos vigentes. Entre os quais, o pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que libere a presença de torcedores de equipes visitantes nos jogos organizados pela entidade no Rio Grande do Sul. Conforme o Gabinete de Crise, já estão definidas as regras gerais obrigatórias para competições esportivas e não cabe ao Estado regrar as questões internas dos clubes, desde que cumpram os protocolos em vigor a partir de segunda (18), se podem aceitar ou não público visitante.