Dados são de 1880 à 2021
Uma espiral climática revela o quanto a temperatura global aumentou de forma alarmante nas últimas décadas. A animação é baseada nos dados da GISS Surface Temperature Analysis da NASA que vão de 1880 a 2021.
O objetivo dessa espiral é facilitar a compreensão do grande público quanto aos efeitos das mudanças climáticas. A espiral climática foi produzida pelo cientista climático Ed Hawkins, da Universidade de Reading, conhecido por elaborar gráficos que ilustram o cenário alarmante da temperatura global, que não para de subir.
A nova animação é baseada na espiral climática apresentada por Hawkins em 2016, a qual foi usada durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Após cinco anos, o novo gráfico é ainda mais dramático que o anterior.
Conforme os meses passam no calendário circular, uma linha giratória de dados de temperatura global da superfície é acrescentada. Nos primeiros anos, a espiral avança de maneira tímida, mas em meados do século XIX ela parece um tornado furioso.
Já na virada do século, a espiral avança a uma velocidade assustadora, especialmente entre os anos 2016 e 2021, onde a linha ultrapassa diversas vezes a fronteira amarela que indica um grau de aquecimento da temperatura média global.
Só no ano passado, diversos pontos do planeta vivenciaram recordes de temperaturas máximas. A espiral climática só revela uma nova forma do que muitas pesquisas e relatórios têm acusado: os últimos 9 anos estão entre os 10 mais quente da história.