Enzo recebe dose do remédio mais caro do mundo

2015-04-10_190211

Menino está em São Paulo com a família para início do tratamento

O menino Enzo Gabriel Nunes Jung, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, recebeu, nesta quarta-feira (14), a primeira aplicação do Zolgensma, um dos medicamentos mais caros do mundo. Foi mais de um ano e meio de espera, lutas judiciais e campanhas para chegar o tão sonhado “dia Z”, como foi chamada a data.

Na última sexta-feira (09), Enzo viajou com os pais, Natália Nunes Teixeira, 23, e Felipe Jung, 29, para São Paulo. Os procedimentos ocorreram no Hospital Infantil Sabará, na capital paulista. Para todos que acompanham a história do menino de Novo Hamburgo, esse momento é de esperança.

Desafios e conquistas
Para o pequeno, a trajetória ainda será longa. Será preciso intensificar as fisioterapias para que ele responda da melhor forma ao medicamento. Porém, a exemplo do apoio que receberam da comunidade, eles sabem que não estão sozinhos nessa luta.

Foram cerca de R$ 2 milhões arrecadados na campanha, dezenas de ações comandadas por familiares, amigos e voluntários, até a aguardada complementação de valores pelo Ministério da Saúde, após disputa judicial, no dia 16 de março.

Reabilitação
Interessados em auxiliar a família no processo de reabilitação pós-Zolgensma ainda podem fazer doações. Apesar de a campanha ter sido encerrada, a mãe de Enzo, Natália, disponibiliza a conta bancária para quem quiser ajudar, por meio de Pix, pelo CPF 042.525.220-56.

Quem também está na expectativa pelo Dia Z é outro gauchinho diagnosticado com AME tipo 1. João Emanuel Rasch Schropfer, de Lindolfo Collor, arrecadou R$ 12 milhões no final de março. Ainda não há aplicação agendada, já que o processo ainda está em trâmites burocráticos. Acredita-se que ainda em abril, a família de João Emanuel tenha uma resposta.