Enem: Efeitos sonoros de qualquer aparelho levarão à exclusão automática do candidato

2015-04-10_190211
Qualquer eletrônico que possa emitir efeitos sonoros devem permanecer no envelope lacrado durante a prova

Uma das novidades do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é que, qualquer tipo de som emitido por aparelho eletrônico durante a prova levará à eliminação do candidato automaticamente. Publicado em edital essa semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o protocolo exige que antes de entrar na sala de provas, o participante desligue e guarde, em envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, além de outros pertences não permitidos.
Esta é uma das novidades do edital do exame deste ano, publicado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Qual quer dispositivos eletrônicos como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens devem permanecer desligados no envelope porta-objetos, que será mantido lacrado debaixo da carteira, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala.
O candidato também não pode portar fora do envelope porta-objetos, ao ingressar na sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações.
Os candidatos ainda podem ser desclassificados pelos seguintes motivos:
Apresentar-se no local de provas sem documento de identificação oficial com foto.
Levar para a sala de realização da prova: lápis; caneta de material não transparente; lapiseira; borrachas; corretivos, livros, manuais, impressos e anotações; quaisquer dispositivos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares; telefones celulares (conforme as orientações apresentadas no tópico “Obrigações do participantes”); smartphones; tablets; ipods ®; gravadores; pen drive; mp3 ou similar; relógio; alarmes de qualquer espécie; chaves; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
Usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas).
Portar armas de qualquer espécie. Caso o participante apresente autorização para o porte de armas, deverá realizar o Exame em sala especial.
Não aguardar em sala de provas das 13h às 13h30 (Horário de Brasília – DF).
Iniciar as provas antes das 13h30 (Horário de Brasília – DF).
Não permitir que os artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicador.
Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas.
Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou fiscal, a partir das 13h.
Portar, após entrar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
Utilizar livros, notas ou impressos durante a aplicação do Exame.
Ausentar-se da sala de provas, a partir das 13h, sem o acompanhamento de um aplicador ou fiscal.
Deixar o local de prova antes das duas horas iniciais.
Não entregar ao aplicador o cartão-resposta, a folha de redação, a ficha para coleta de dado biométrico e a folha de rascunho ao terminar as provas.
Não entregar ao aplicador o cartão-resposta e a folha de redação após o horário limite das provas.
Realizar qualquer espécie de consulta ou diálogo com qualquer pessoa, exceto o fiscal de sala, a partir das 13h.
Sair da sala de prova com o caderno de questões antes de completar 30 minutos para o final do Exame.
Descumprir as orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.
O acompanhante, no caso de participante lactante, ingressar na sala de provas.
Não manter o envelope porta-objetos lacrado e identificado até a saída definitiva do local de provas.
Realizar anotações em qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho; ou qualquer outro objeto. Em caso de dúvida consulte o fiscal de sala.