Encontro imersivo sobre empreendedorismo feminino  acontece  em Bento Gonçalves 

2015-04-10_190211

 

Entre os dias 16 e 20 de abril o evento “Inspirando Mulheres Empreendedoras”  vai fortalecer conexões entre empresárias 

Evento no Vale dos Vinhedos, na Serra gaúcha, trará novos conceitos e palestrantes reconhecidas

 

As mulheres somam, segundo cálculos do Sebrae, um terço do total dos empreendedores brasileiros. É um dado que ajuda a dimensionar o tamanho do empreendedorismo feminino, quantificado por mais de 10 milhões de histórias de vida capazes de motivar, encorajar e inspirar outras mulheres não apenas a abrirem seus próprios negócios, mas também a serem mais independentes e presentes na sociedade.
Um recorte bem representativo dessas trajetórias estará na edição Vale dos Vinhedos do Inspirando Mulheres Empreendedoras (IME), em Bento Gonçalves, que trará à tona os temas Um Novo Olhar sobre Empresas Familiares e Sucessão; Redesenhando o Estilo de Vida e dos Negócios; Economia Circular e Regenerativa; e Influência da Cultura Local nos Negócios.
O evento que se realiza pela primeira vez na Serra gaúcha — e também no Rio Grande do Sul — propõe um encontro imersivo sobre empreendedorismo feminino entre os dias 16 e 20 de abril, no hotel SPA do Vinho. Em meio a painéis, palestras e feira de empreendedorismo, o compartilhamento de casos inspiracionais será um dos atrativos, assim como a apresentação de conceitos que estão ganhando força no campo corporativo.
Um deles é o netweaving, algo como viver em rede. O termo faz relação com o networking — também uma das grandes promoções do IME, inclusive –, mas está mais relacionado à vida fora dos ambientes de trabalho, embora não só pode como deve ser praticado nesses locais. Ou seja, na prática é uma interação social maior, capaz de trazer mais qualidade de vida a partir da convivência em grupos e da construção de contatos e relações para ajudar em questões pessoais e profissionais.
Duas mulheres que palestrarão no IME, embora com trajetórias distintas, porém referenciais em suas áreas de atuação, sabem da importância das relações para auxiliar na caminhada empreendedora. “Na prática, é fazer conexões baseadas em cooperação e reciprocidade. Para mim, é treinar a confiança de que temos muito para somar e compartilhar. Todos ganham assim!”, destaca a jornalista paranaense Izabella Camargo, autora do best-seller “Dá um Tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites”. A empreendedora gaúcha Maria de Lourdes Anselmi reforça a importância de ter uma boa rede de relações. “Eu digo que isso ajuda a limpar as lentes dos óculos para podermos enxergar”, conta a empresária do ramo têxtil.
Muitas relações nascem das conexões, e é exatamente isso um dos trunfos promovidos pelo IME. Muitas mulheres vão se interligar com as histórias que Izabella e Maria contarão. Elas empreenderam de maneiras distintas, mas conquistaram grandes resultados.
Izabella fez de uma decepção o trampolim para saltar sobre o bournout que brecou sua vida. “Eu tive que empreender na marra. Não estava preparada. Ou empreendia e recomeçava ou me entregava à depressão após ter sido demitida de um emprego que me dedicava muito e gostava”, conta. Hoje, é uma das mais destacadas vozes brasileiras na promoção do autocuidado, da saúde mental e do bem-estar no trabalho. É seguida por quase 1 milhão de pessoas em suas redes sociais e suas palestras já foram assistidas por mais de 150 mil pessoas. “Se eu tivesse as informações que tenho hoje, tudo teria sido diferente. É isso que compartilho com as mulheres. Autorresponsabilidade para despertar a potência que há dentro de cada uma, independentemente do que aconteceu no passado. Ou vítima ou aprendiz, são as escolhas que fazemos todos os dias”, conta.
Maria começou sua empresa há mais de 40 anos num pequeno cômodo da casa, criando 20 camisas, a fim de conquistar sua independência financeira. Hoje, administra um negócio que empega 600 pessoas e tem 10 lojas, sendo uma das marcas de tricô mais famosas do mercado. “No começo foi difícil, mas sempre trabalhei com os princípios herdados dos meus pais, fazendo a coisa certa, respeitando as pessoas, com muito trabalho e dedicação”, lembra.
Donas de trajetórias marcantes, ambas destacam o poder de participar de eventos como o IME. “O evento é um divisor de águas na vida de toda mulher. Não conheci nenhuma que não saiu transformada dos encontros promovidos pela Lu Mitri”, conta Izabella, referindo-se à criadora do Inspirando Mulheres Empreendedoras. Maria também reforça o poder renovador do evento. “Ele agrega muito para nós, mulheres, porque a gente se conecta com outras mulheres, a gente sai do nosso mundinho. Se conhece tantas pessoas bacanas, tantas histórias que nos inspiram, que nos dão força. Acho que todo mundo que vai para esse evento se apaixona”, elogia Maria.
E, ao focar na mulher e na sua visão particular de ver o mundo, traz ainda mais resoluções necessárias para o empreendedorismo feminino. “É um evento que amplia o nosso olhar, porque as oportunidades aparecem para quem está em movimento, não para quem está sempre no mesmo quadrado, fazendo as mesmas coisas. Quando a gente se conecta com outras pessoas, de outras regiões e outros ramos, isso amplia muito o nosso olhar e nos inspira muito”, reforça Maria. Izabella diz que as mulheres precisam se reencontrar. “Para isso contribuo com a palestra sobre Atualização de Identidade, para encontrar suas tribos. São tantas mudanças, exigências e urgências que vamos nos negligenciado. Eventos assim ajudam a pausa tão necessária para recalcularmos a rota, quando isso é necessário”, diz.

 

Sobre o IME

O Inspirando Mulheres Empreendedoras é um movimento idealizado por Luciana Mitri e foi criado a fim de conectar, capacitar e inspirar o empreendedorismo feminino como forma de valorizar e enaltecer o olhar da mulher para soluções criativas em questões sociais e econômicas. Além do IME Imersão, como o que ocorre no Vale dos Vinhedos, o projeto conta com um braço internacional de atuação. Neste mês, o IME está sendo realizado no Marrocos e já teve edições em Portugal, nos Emirados Árabes e na Itália. O IME já inspirou 20 mil mulheres com cinco programas nacionais e outros cinco internacionais, envolvendo 300 palestrantes.

 

Serviço

O quê: Inspirando Mulheres Empreendedoras — Vale dos Vinhedos

Quando: de 16 a 20 de abril

Onde: Hotel SPA do Vinho, em Bento Gonçalves (RS 444 – Km 21, Vale dos Vinhedos)

Quanto: ingresso único, válido para todos os dias do evento, a R$ 675, com possibilidade de parcelamento em 12 vezes. A partir de abril, o valor será de R$ 765

Ingressos: à venda na plataforma Sympla , com taxas extras

 

Programação:

Inicio: 16 de abril, às 18h

Término: 20 de abril, às 18h

 

Dia 16/04 (Domingo)

18h — Abertura/ Cadastro

Como nasceu o Inspirando Mulheres Empreendedoras, com Luciana Mitri

Palestra Especial com Maria Anselmi, Fundadora da Malharia Anselmi.

Apresentação — Laura Dalmas

 

Dia 17/04 (segunda-feira)

— UM NOVO OLHAR SOBRE AS EMPRESAS FAMILIARES E SUCESSÃO.

8h- Abertura

Eu sou a sucessão, com Fabiana Pretto (Psicóloga)

Atualização da Identidade, com Izabella Camargo (Jornalista e Palestrante)

A Hierarquia Familiar na Visão Sistêmica, é diferente da Hierarquia na Empresa, com Andrea Emboaba (Especialista em Constelação Familiar e Sistêmica e Organizacional)

O Ingrediente secreto que dá alma ao seu negócio, com Elisa Grabvoski (Especialista em Relacionamentos)

Cadê todos os meus sonhos?, com Odete Bettú Lazzari (Proprietária da Osteria Della Colombina)

Empresas Familiares Longevas — Qual o modelo de gestão?, com Harry Fockink e convidados. (Especialista Montesa Empresa Familiar e Família Empresária)

Uma paixão que corre no sangue, nas mãos e no coração de uma família, com Patricia Carraro (Diretora de Comunicação e MKT e Sócia Fundadora da Lidio Carraro Vinicola Boutique)

 

DIA 18/04 (terça-feira)

— REDESENHANDO O ESTILO DE VIDA E DOS NEGÓCIOS

Curadores: Mara Darolt e Rodrigo Longuinho

 

8:00 — Abertura do Evento

A Consciência como caminho para a Prosperidade, com Patrícia Farah (Fonoaudióloga Integrativa)

Quais as Metatrends em ação no futuro do lifestyle?, com a Palestrante Internacional – Fah Maioli (Trend Analyst, Fundadora da Iogaia)

Medicina do Estilo de Vida (MEV): criando valor e protagonismo para a comunidade, com Dr. André Moschetta (Médico do Estilo de Vida, Geriatra)

Aprendendo e Empreendendo a Vida: Sempre é tempo de viver!, com Ivane Fávero (Blog Viajante Maduro, Coolhunter, Consultora em Turismo)

Que sonho é esse?, com Cleuni Mezzomo (Psicológa, Coach de Negócios)

Cozinha da Natureza, com Rodrigo Bellora (Chef de Cozinha, Agricultor, Pesquisador)

Neuroarquitetura: ressignificando elementos para um novo olhar, com Priscilla Bencke (Arquiteta, especialista em Neurociências e Comportamento)

Saúde Feminina Integral: a importância do equilíbrio, com Dra. Carla Beber (Ginecologista, Obstetra, atua com estética íntima feminina)

A Arte de Viver, Aprender e Desaprender, com Mara Darolt (Lifestyle Designer, Sócia-fundadora da Alohex)

Estresse: 3 ferramentas para torná-lo uma alavanca de crescimento, com Augusto Schiavenin (Educador Físico, Professor de Yoga, Terapeuta e Diretor do Espaço Anima Sana)

Tempo de Vida e dos Negócios: transformando sua empresa numa Blue Zone, com Dr. Rodrigo Longuinho (Médico de Estilo de Vida, Intensivista, especialista em Gerontologia, fundador da Alohex)

 

Dia 19/04 (quarta-feira)

IME in TECH — AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS EM INOVAÇÃO QUE IMPACTAM OS NEGÓCIOS

As melhores técnicas de Corporate Venture projetada para executivas, empreendedoras, consultoras e tomadoras de decisão envolvidas na estratégia do negócio.

Curadoras Claudia Stadtlober e Helenice Reis

 

Abertura do IME in Tech

Open Inovation, com Gabriela Schwan (Swan Generation)

Ecossistema de Startups, com Lily Marchisio (CEO da startup TalentMatch e líder da comunidade Techstars)

Venture Capital, com Carolina Strobel (Sócia-fundadora da Antler Brasil, sócia operacional da Redpoint eventures)

 

Novas Tecnologias, com Liziane Quadros (founder e CEO da Cubic Jogos Digitais); Ana Carolina (Head de Educação e sócia da Startse); Isabela Pugliese (sócia & Business Unit Head da StartSe)

 

Dia 20/04 (quinta-feira)

INFLUÊNCIA DA CULTURA LOCAL NOS NEGÓCIOS

 

Chimarrão: Expressão de Identidade, Conexão e Negócios, com Sirlene Kronhardt (Sommelier de Erva Mate)

O Vinhedo que virou um SPA, com Debora Daudat (Socia Propietaria do Hotel e Spa do Vinho)

Arte e Moda conectadas pela sustentabilidade, com Anne Anicet (Artista e Fashion Designer)

O Poder das Conexões, com Iva Cardinal (Consultora Empresarial e Mentora de Negócios)

Cultive sua História de Vida como Capital Estratégico do Negócio, com Joice Sabatke (Jornalista e Psicóloga)

ESG — O que significa? Por que é uma tendência?, com Eliane Davila (Dra. Em Processos e Manifestações Culturais)

Despertar — Você esta preparada para permitir-se?, com Luis André Almeida (Gestor de Equipes de Alta Performance)

O Colo Invisível, com Luciene Vignoli Mulher (Escritora e Empreendedora)