Encontrados sinais de vida microbiana nas nuvens de Vênus Sinais do composto fosfina foram identificados

2015-04-10_190211

Fosfina, um gás formado a partir da ação anaeróbica microbiana, ou seja, sem oxigênio, foi encontrado em nuvens do planeta Vênus. O trabalho foi publicado na revista Nature Astronomy, e desenvolvido por pesquisadores norte americanos, britânicos e japoneses.
Até então, grande parte das pesquisas se baseava em achar indícios de vida que pudesse partir do carbono, da água, de ozônio ou metano, aspectos parecidos com como se dá a vida na Terra. Carl Sagan, astrônomo bastante conhecido pela série “Cosmos”, afirmava que a vida extraterrestre poderia partir de outros modelos, e em 1967 publicou um artigo intitulado “Vida na superfície de Vênus?” na renomada revista Nature.
Vênus já estava praticamente descartado como possibilidade para aparição de vida, por conta de suas altas temperaturas em superfície, portanto, a notícia foi um choque até mesmo para os pesquisadores.
Tal descoberta aconteceu a partir de 45 antenas do telescópio Alma, no Chile. Estes equipamentos captam ondas luminosas, diferidas de maneira individual para cada composto químico existente.
A Nasa já planeja nova operação em Vênus entre os anos de 2025 e 2029, onde material poderá ser coletado e analisado, confirmando ou não a real presença de vida no planeta.