A Meta, empresa que controla o Facebook, o Instagram e o Whatsapp, está processando três desenvolvedoras asiáticas.
Elas são suspeitas de realizar uma fraude de grandes proporções no aplicativo Whatsapp, enganando os usuários para que baixassem versões falsas do mensageiro e de terem roubado cerca de um milhão de contas.
Uma denúncia indica que as companhias estariam distribuindo dois aplicativos maliciosos: “AppUpdater for WhatsPlus 2021 GB Yo FM HeyMods” e “Theme Store for Zap”.
Os apps estavam disponíveis no Google Play Store, em lojas de terceiros e nos sites das próprias empresas.
Eles acessavam as chaves da conta e as informações de autenticação do usuário, roubando as credenciais para enviar para as desenvolvedoras.
As empresas também estão sendo processadas por violar termos do contrato. De acordo com a Meta, elas teriam criado contas comerciais e páginas no Facebook, o que é proibido.
A Meta informou também que gastou esforços e recursos significativos para investigar, resolver e minorar os problemas estabelecidos na denúncia.
A empresa explica que falsos aplicativos prometiam recursos, mas que na verdade, o real objetivo era roubar informações pessoas armazenadas nos telefones dos usuários. Em razão disto, a Meta faz um alerta para que as pessoas tomem muito cuidado com aplicativos que são oferecidos gratuitamente.