O Parque temático Dissegnaland e o Boulevard Convention, que serão instalados às margens da BR-470 preencherão grandes lacunas do turismo na Serra, as atrações voltadas ao público infantil, o turismo de compras e a escassez de movimentação durante a semana
Dois grandes empreendedores turísticos trarão nos próximos anos, ainda mais desenvolvimento e completude à BR –470 e ao turismo na Serra. Os complexos Dissegnaland e Boulevard Convention, que têm inauguração prevista para 2021, vêm para preencher lacunas identificadas por pesquisas mercadológicas na região.
Dissegnaland
O grandioso projeto, desenvolvido durante mais de dez anos de estudo por Araceli e Fabiano Ferrari, agora chega a sua etapa de implantação, o Parque Temático Dissegnaland tem previsão de inauguração de sua primeira etapa em 2021, no dia 12 de outubro, data de comemoração nacional do dia das crianças.
O Dissegnaland, que terá sua estrutura completamente implantada em dez anos, em uma área de 12 hectares, localizada às margens da BR-470, será um complexo turístico no qual o parque será a grande estrela, mas não brilhará sozinha, outras atrações como restaurantes e centro de compras são esperadas.
Escolha da BR 470
O empreendedor Fabiano Ferrari é proprietário das terras às margens da BR 470 há mais de dez anos, e afirma que a escolha da localidade para a implantação do parque não foi feita ao acaso ou pela proximidade com a cidade em que mora.
“Fizemos um estudo de geomarketing que pautou a nossa escolha, o terreno é próximo ao Vale dos Vinhedos, interligando Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, possibilitando o fácil acesso de cidades como Estrela, Lajeado, Caxias do Sul. Estamos a um raio de duas horas de municípios que juntos reúnem seis milhões de habitantes”, explica Fabiano.
Modelo de parque
As pesquisas feitas pelos empreendedores Araceli e Fabiano, foram além dos limites territoriais da Serra ou do Brasil, percorreram o mundo. De acordo com Fabiano Ferrari, ele, sua esposa Araceli e seus filhos, visitaram inúmeros parques nacionais e internacionais, o que lhes auxiliou a formatarem o seu próprio modelo de parque, que segundo ele , não será equivalente ou equiparado a nenhum outro no mundo, será diferente e original, um novo modelo de parques, talvez trazendo para a América do Sul a sua identidade.
“O Dissegnaland será um parque compacto e muito tecnológico, com capricho e qualidade, como o modelo Europeu, que é o que mais nos agradou durante os estudos”, garante Fabiano Ferrari.
Diferenciais
Os empreendedores enfatizam que o público do parque não será composto somente de turistas, para eles, todos serão visitantes, sem distinção de onde vem, “o valor o ticket de entrada será um incentivo a isso, terá um preço justo e acessível”, garante Fabiano.
“ O objetivo é que todas as famílias, indiferentemente se vem de outros lugares do país, do mundo, ou de cidades vizinhas vivam uma experiência muito positiva e queiram voltar”, completa Araceli.
Para garantir uma excelente experiência aos visitantes, alguns pontos foram pensados com muito cuidado.
A gestão dos restaurantes, será feita pelo parque para garantir a qualidade dos alimentos ofertados.
O tempo que o cliente passa nas filas, de acordo com os empreendedores, está sendo desenvolvido um sistema onde o visitante será avisado por um mecanismo digital o momento em que deve se dirigir ao brinquedo desejado, “Não queremos que as pessoas percam três horas em uma fila, já que enquanto elas aguardam podem ficar consumindo, circulando e usando outros brinquedos”, afirma Fabiano.
Além das atrações e todas as experiências proporcionadas pelo Dissegnaland, o cliente terá mais um estímulo para permanecer no local, o valor do estacionamento será inversamente proporcional ao tempo, quanto mais ficar, menos paga.
Os parques que compõe o complexo Dissegnaland, terão muitas outras atrações e diferenciais, ainda mantidos em tom de mistério, como é o caso do tema do empreendimento. Quando questionado, Fabiano apenas adiantou que a temática é original e interessante e que os personagens são autorais.
Impacto na região
O Dissegnaland vem para preencher uma grande lacuna mercadológica identificada durante pesquisas feitas na Região Uva e Vinho, a falta de alternativas para o público infantil e conforme pontua o especialista em mercado vitivinícola Diego Bertolini: “ Quando uma família pensa em fazer uma viagem, os principais pontos levados em conta são a estrutura e atrações para as crianças, em relação a isso temos vários grandes cases no mundo, como a Disney e o Beto Carrero”.
Neste sentido, o turismo na região de uma forma geral irá se beneficiar, já que o parque será um estímulo a mais ao recebimento de turistas dos mais variados perfis, inclusive aqueles que já vieram e agora voltarão para conhecer o importante empreendimento.
Além do impacto indireto no turismo de toda região, de forma direta, os empreendedores buscam investir ao final dos dez anos de implantação do complexo Dissegnaland, R$ 300 milhões, gerando mais de 800 vagas de empregos regulares e temporários.
Em 2021, será inaugurado o primeiro parque do complexo, que irá gerar 70 empregos diretos e será mais voltado ao público infantil.
O parque que demanda mais investimentos, será o mais tecnológico e de aventuras onde estarão as montanhas-russas, será implantado na 3° etapa de investimentos, conforme explica Fabiano.
“O parque vai impactar a autoestima e a economia da região, serão gerados muitos empregos, além dos que vamos gerar, muitos outros empreendedores estão entusiasmados para abrir hotéis, restaurante e lojas nos arredores do Disseganland ”, afirma Fabiano, com entusiasmo e consciência do porte e importância do empreendimento para toda a Serra.
Estrutura para cobrir deficiências do setor
Outro Empreendedor entusiasmado em investir na BR 470 é Romeo Paludo, que em parceria com a VJEJ Empreendimentos está desenvolvendo um complexo turístico e hoteleiro no Vale do Vinhedos.
O Boulevard Convention, é resultado de três anos de pesquisas de mercado, onde foram identificadas necessidades, particularidades e características do mercado de turismo, eventos e hoteleiro.
Análise de mercado
Durante a pesquisa, foi identificado que a região registrou nos últimos dez anos um aumento no fluxo turístico de 196%, recebendo anualmente 2.137.511 turistas que circulam entre os pontos e atrativos turísticos de Bento Gonçalves e Garibaldi, sendo em julho e dezembro os maiores picos.
Em análise aos dados coletados durante a pesquisa, o grupo investidor constatou que mesmo durante um período de crise econômica, a região manteve um crescimento de 12% ao ano, entre 2014 e 2017, destacando-se como público o segmento de eventos ou MICE ( Meeting, Incentive, Congress, na Exibitions), que tem um grande impacto no turismo local, já que acontecem durante o ano cerca de 1.700 eventos na região.
De acordo com a Associação das Empresas de Eventos – ABEOC e o Sebrae, aproximadamente 60% dos eventos corporativos e técnicos científicos que acontecem no país, acontecem de terça a sexta-feira, com um público de 400 a 1.500 participantes e dentro de meios de hospedagem.
Para Leandro Carpes, diretor executivo do empreendimento, o Rio Grande do Sul é carente em estruturas deste porte, principalmente em adequação as novas exigências de mercados, no que se refere a versatilidade, tecnologia, acessibilidade e baixo custo de operação em relação aos mais variados formatos de eventos.
Centro de Convenções
Neste sentido, buscando preencher esta lacuna e outras identificadas durante o estudo, como por exemplo, a dificuldade que os proprietários de estabelecimentos ligados ao turismo encontram para manter os seus negócios durante a semana, quando o fluxo de turistas é bem menor, Romeo Paludo e VJEJ Empreendimentos, decidiram desenvolver um projeto que recebe o aval de profissionais conceituados no segmento de turismo de evento e lazer, um Centro de Convenções.
Estrutura
O Boulevard Convention – Vale dos Vinhedos é um Complexo Turístico Hoteleiro de 23.600m² que será instalado na BR 470, na porta de entrada do Vale dos Vinhedos.
Além do Centro de Convenções, o Plaza Hotel faz parte do complexo turístico, para atender a demanda gerada pelo Centro de Convenções, através de seus 211 apartamentos que acomodam cerca de 480 hóspedes.
O Boulevard terá estrutura para receber eventos corporativos, técnico-científicos ou sociais, com plenárias em formato de auditório e capacidade para receber 1.700 pessoas.
A estrutura do complexo, conta ainda com salas de apoios, foyers que integrados chegam a uma capacidade de comportar confortavelmente até 5.800 pessoas, centro gastronômico, adega, centro de compras, capela ecumênica e muitos outros atrativos destinados aos participantes dos eventos e demais visitantes.
Leadro Carpes Diretor Executivo do Empreendimento, Victor Giacomello da VJ&J e o Empresário Romeo Paludo