Embrapa & Escola 2019: parcerias que levam ciência à comunidade escolar

2015-04-10_190211

Esses são depoimentos sobre o Programa Embrapa & Escola na visão de alguns educadores que estiveram acompanhando os cerca de 950 estudantes  da rede pública e privada de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Garibaldi, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. O evento aconteceu de 21 a 25 de outubro, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
“A partir da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Embrapa ajusta sua programação de pesquisa às Estações do conhecimento que são apresentadas, convidando profissionais das diferentes áreas para conduzi-las, o que garante o ineditismo a cada ano e a vontade dos alunos voltarem à Embrapa!”, destaca a Relações Públicas Silvana Buriol, coordenadora do Programa na Unidade. Ela comenta que o principal objetivo do Programa, realizado anualmente há19 anos, é oportunizar aos estudantes de quartos e quintos anos do Ensino Fundamental uma experiência do processo científico, trazê-los para dentro da Empresa e oferecer um dia de imersão em diferentes atividades associadas a temas atuais.
Na programação do Embrapa & Escola 2019 cinco Estações do Conhecimento foram planejadas para atingir esses objetivos. Na Estação de Biodiversidade os alunos conheceram a questão geoeconômica e ecológica da área onde está localizada a Sede da Embrapa Uva e Vinho; através da identificação e apresentação da importância das plantas da Mata Atlântica e dos insetos presentes nesse bioma, em especial das abelhas como polinizadoras, uma divertida trilha ecológica encantou estudantes e professores. Sobreas diferentes leveduras, microrganismos essenciais para a elaboração do vinho e outros alimentos, a equipe do Laboratório de Microbiologia da Embrapa conseguiu chamar a atenção das crianças mostrando como obter as leveduras a partir das uvas e cultivá-las em laboratório.. Já o time do Programa de Melhoramento Genético da Uva ficou responsável por apresentar a grande diversidade dos tipos e formatos de uvas e a sua utilização no melhoramento genético, finalizando com a tradicional degustação de uvas e sucos. Uma novidade esse ano foi a participação do Sicredi Serrana, instituição parceira do Projeto, que utilizou a “árvore dos sonhos” para ensinar sobre educação financeira focada em gerenciar o dinheiro para realizar sonhos.
As crianças e os educadores que participaram da edição 2019 do Embrapa & Escola aprovaram o evento.. Para Júlia Rodrigues Sberse, estudante da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Bento Gonçalves, a parte mais interessante  foi a Estação da Biodiversidade; para ela, “a biodiversidade é algo que a gente vai descobrindo. Temos que ver a importância de nosso planeta e cuidar como vocês fazem, para ele ficar melhor”. Estreando no programa, a estudante Andriely Monteiro Rosina, da Escola Municipal Ulysses Leonel de Gasperi, gostou mais da Estação que apresentou os diferentes tipos de uva e o melhoramento genético: “o gosto das uvas é diferente e muito bom, também gostei do suco de uva (da cultivar BRS Magna)”. Andriely também deu uma dica que aprendeu na estação sobre educação financeira: “é preciso economizar dinheiro para poder aproveitar a vida”.
Vanessa Zilio Bassani, professora da Escola Marista Aparecida, já participou de diversas edições do Embrapa & Escola e avalia que os assuntos são muito pertinentes. “O fato de sairmos da escola e virmos para este espaço de pesquisas agrega muito. E quando é significativo, é que ocorre a aprendizagem.”
Este ano foi a primeira vez que o Programa Embrapa & Escola recebeu alunos da cidade de Garibaldi, da Escola Estadual Carlos Gomes. Para Rosimeri Berté, professora da Instituição que está localizada na zona rural daquele município,, foi uma oportunidade maravilhosa. “Nota 10. Muita cultura. Eu gostei muito da estação da Trilha Ecológica, pois pude conhecer as árvores nativas e a produção das mudinhas de chás. Foi ótimo para as crianças aprenderem mais sobre assuntos diferentes, que procuraremos dar continuidade em sala de aula”, avaliou ela.
Para o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, o pesquisador Marcos Botton, o Programa Embrapa & Escola é um evento que envolve e fascina todos os participantes, de professores, estudantes, parceiros e até os próprios empregados da Embrapa. “É uma oportunidade ímpar de passar um período envolvido com a ciência, que é um tema que conquista pela novidade. Temos o maior orgulho de colaborar com a motivação dos estudantes para entender que ciência e tecnologia são um caminho para o desenvolvimento do país. Cremos que isso é fundamental”, destacou Botton.

Parcerias que fazem a diferença
Graças à parceria com o Sicredi Serrana, a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Isabela, Tecnovin, Grupo Francis, Capellaro Uvas e Silvestrin Frutas foi possível garantir um lanche com maçãs, uvas, biscoitos, suco e sanduíches para os participantes do evento.
Botton destaca que este ano, pela primeira vez, o Programa foi apoiado pela Associação Francis de Petrolina (PE) e a Silvestrin Frutas, que produzem as uvas ‘BRS Vitória’ e ’BRS Núbia’, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’ da Embrapa. “As crianças já comiam as maçãs oferecidas pela ABPM e esse ano também conseguimos ofertar nossas uvas vindas diretamente do Nordeste do Brasil”, complementa.
Além de apoiar o lanche, com produtos vindos da agroindústria familiar de Bento Gonçalves, neste ano o Sicredi Serrana foi responsável pela Estação de Educação Financeira. Para Marcelo Luis Bettoni, gerente de Negócios da Instituição, o tema de sustentabilidade vem a calhar com o momento atual. “É muito gratificante perceber o quanto as crianças interagem e participam conosco. Na questão dos sonhos elas já trazem isso à tona”. O assessor de Programas Sociais do Sicredi Serrana, André Luis Thums, complementa que ficou encantado com a receptividade e pelo interesse das crianças em todos os temas. “A Educação Financeira é importante de ser abordada independentemente  da classe social. Vemos que muitas pessoas estão endividadas porque não tiveram educação financeira nas famílias. O fato de abordarmos o assunto é uma sementinha lançada para essas crianças, para que no futuro tenhamos uma sociedade melhor”, pontuou.
A realização do Programa Embrapa & Escola, é uma atividade de sucesso realizada na Embrapa Uva e Vinho de forma contínua há 19 anos. Nesse período mais de 21.000 alunos participaram das atividades organizadas.
O evento oferece às crianças da cidade, a vivência do campo e, às crianças do campo, as vivências urbanas, abordando, de maneira didática, temas relevantes que possam ser discutidos posteriormente na escola ou mesmo em casa.
O Programa Embrapa & Escola é um Programa institucional que executado nas diferentes unidades da Empresa de Pesquisa em todo o Brasil. As inscrições para as escolas participarem do Projeto são gratuitas e abrem anualmente no final do mês de setembro.