Embrapa desenvolve drone nove vezes mais barato

2015-04-10_190211

Uma tecnologia instalada em um drone, desenvolvida pela pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP), vai ajudar principalmente os pequenos produtores a controlar e melhorar as plantações. A tecnologia analisa as cores das plantas quase em tempo real e permite que o produtor faça as mudanças necessárias, evitando prejuízos.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com uma empresa norte-americana especializada em telefonia celular. Foram dois anos de estudo e a grande vantagem é o tempo para o resultado sair. Alguns minutos depois do final do voo, o relatório já é fornecido, sendo mais ágil que o atual, que demora em média de 15 dias.
Além disso, o sistema desenvolvido pela Embrapa é nove vezes mais barato.
Por exemplo, atualmente para conseguir fazer esse raio-X da plantação, junto com o drone, é necessário ter um computador e três softwares, com um investimento de no mínimo R$ 90 mil. Já o sistema desenvolvido pela Embrapa consegue juntar todas essas tecnologias em uma placa parecida com a que há no celular.

Testes
A meta é transmitir os dados por Wi-Fi para que sejam visualizados nos tablets ou nos celulares. O próximo passo é testar o protótipo em 100 fazendas de milho no Paraná. Em abril de 2018 a Embrapa pretende disponibilizar a transferência de tecnologia para empresas, que deve entregá-las aos produtores em 2019.