Quando consumido de maneira controlada e moderada, o doce característico pode oferecer uma série de vantagens para o cérebro humano
É comum acreditar que os benefícios do chocolate são apenas os imediatos. Mas, eles não se limitam somente à uma explosão de sabor e prazer momentâneo, que acaba em poucos segundos. Quando consumido de maneira controlada e moderada, o doce característico da Páscoa pode oferecer uma série de vantagens para o cérebro humano.
Os benefícios do chocolate possuem bastante relação com o cacau – fruta utilizada em sua produção. Por isso, quanto maior for a concentração desse ingrediente, melhor a qualidade do produto e, consequentemente, mais vantagens para a saúde.
Os benefícios do chocolate dependem da quantidade de cacau presente no chocolate: quanto mais cacau, mais benefícios você terá. Confira!
1 – Ajuda a diminuir o apetite. O cacau em si é termogênico, então ele ajuda na ativação do metabolismo, lembrando que o chocolate não pode ter muito carboidrato, e sim cacau.
2- Aumenta a sensação de bem estar. Ele ajuda a aumentar a secreção dos neurotransmissores ligados ao bem estar e prazer.
3- Ajuda a controlar a pressão arterial. Contendo dois antioxidantes que regulam enzimas que podem aumentar a pressão arterial, ajudam também na vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo.
4- Melhora os níveis de colesterol. O Cacau consegue diminuir o LDL e aumentar o HDL, com isso não ocorre o acúmulo de colesterol ruim.
5- Protege o coração. Aumenta o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim, além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor.
6 – Rico em Antioxidante. O Cacau contém muito antioxidante é um ótimo alimento para quem está querendo consumir mais alimentos assim.
O indicado são 30g de chocolate por dia, que já fazem bem à saúde.
Cuidado para não exagerar
Por fim, especialistas ainda informam, que o chocolate não é um remédio para depressão ou ansiedade. Além disso, o seu consumo exagerado pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde como, por exemplo, aumentar a ansiedade, provocar ganho de peso excessivo e favorecer o desenvolvimento de diabetes. Por tanto, o melhor chocolate para consumir é o amargo, acima de 80% cacau, sendo que a ingestão de dois quadrados já é o suficiente. Atenção aos cuidados e aproveite!