Para a coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UCS, professora Ana Maria Paim Camardelo, o evento deve proporcionar um espaço adequado para construir uma cultura de paz e a promoção dos Direitos Humanos. “Ao propor esse encontro, a Universidade reafirma seu compromisso com a justiça global, com a solidariedade internacional, com o respeito à dignidade humana e com a promoção dos Direitos Humanos. Na ocasião, a UCS também lança um Observatório sobre esses temas, iniciativa que foi instituída em março deste ano”.
A conquista da paz é vista como o ponto mais relevante para o coordenador da Cátedra Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental na UCS, professor Danilo Streck. “Ao reunir várias cátedras e vários programas de pós-graduação, a UCS reconhece que o enfrentamento das violências – seja racial, de gênero, econômica ou contra a natureza – necessita de um olhar inter ou transdisciplinar. Além disso, o evento vai proporcionar a criação ou o estreitamento de vínculos e parcerias com outras instituições, pesquisadores, educadores e profissionais”.
Também promovem o Congresso o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais e o Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz da UCS e os programas de pós-graduação em Direito, Turismo e Hospitalidade, Psicologia e Educação e História.
Serviço
O que: 1º Congresso Internacional Cultura de Paz e Direitos Humanos
Quando: 4 e 5 de novembro
Onde: Campus-Sede da UCS
Quanto: Inscrições gratuitas
Confira a programação completa





