Cursos de saúde da UCS Bento atraem estudantes de Garibaldi e Carlos Barbosa

Cursos de saúde da UCS Bento atraem estudantes de Garibaldi e Carlos Barbosa

Cursos de saúde contam com laboratórios modernos, práticas em hospitais e novas estruturas para formar profissionais na região

A UCS Bento vem ampliando sua atuação na formação de profissionais da área da saúde e se consolida como uma alternativa para estudantes de Garibaldi, Carlos Barbosa e demais municípios da microrregião que desejam construir carreira sem precisar deixar a região.

https://chat.whatsapp.com/DCxHscUVgmL7qByQVwxbdy

Atualmente, o campus oferece sete cursos de saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina. A formação alia conteúdo teórico, atividades práticas e parcerias com hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), clínicas, secretarias municipais de saúde e instituições públicas e privadas.

Estrutura reúne 15 laboratórios e amplia ensino prático

Um dos diferenciais dos cursos de saúde é a infraestrutura oferecida aos acadêmicos.

A UCS Bento conta com 15 laboratórios destinados às graduações da área da Vida. Entre eles está o Laboratório de Habilidades, equipado com manequins de alta tecnologia que simulam diferentes situações clínicas.

Outro destaque é o Laboratório de Técnica Dietética e Nutrição, inaugurado em 2025, onde os estudantes desenvolvem atividades práticas relacionadas ao preparo, manipulação e segurança dos alimentos.

A universidade também está implantando um novo laboratório voltado ao curso de Biomedicina, com foco em procedimentos estéticos, cosmetologia, biossegurança e manipulação de produtos.

Formação próxima da realidade profissional

Além da estrutura acadêmica, os estudantes realizam atividades práticas em hospitais, clínicas e serviços de saúde da região, aproximando a formação da rotina profissional.

Segundo o sub-reitor da UCS Bento, professor Fabiano Larentis, a proximidade com municípios como Garibaldi e Carlos Barbosa representa uma oportunidade para que os jovens tenham acesso a uma formação qualificada sem precisar se mudar.

Atuação também chega à pesquisa e ao SUS

Além da graduação, a UCS Bento oferece mestrado em Ciências da Saúde e participa de projetos voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela segunda vez, a instituição foi contemplada no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação. Neste ano, 24 estudantes bolsistas participam das atividades de integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.

Segundo a universidade, o objetivo é formar profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da saúde regional.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin