É possível o parcelamento via Pix? Como acessar o serviço?

2015-04-10_190211
  • A função do Pix parcelado ainda não foi anunciada oficialmente pelo Banco Central, mas bancos já oferecem a opção para os clientes
O Pix ganhou o coração do brasileiro. Prático, rápido e gratuito, o sistema financeiro chega a registrar mais de um bilhão de transações por mês. Para continuar a facilitar a vida financeira dos consumidores, o meio de pagamento evoluiu para o mercado de crédito.

Lançado em 2022, o Pix parcelado é uma linha de empréstimo voltada para pessoas físicas que funciona de maneira semelhante ao cartão de crédito. Na modalidade, o dinheiro é debitado diretamente da conta do cliente.

A ideia é que a pessoa faça uma compra à vista, mas pague o valor em parcelas, sem o intermédio de um cartão. Essa opção é interessante para consumidores que têm restrições no nome ou score baixo.

Apesar do Banco Central ainda não ter disponibilizado oficialmente a opção, algumas instituições financeiras já oferecem o serviço aos consumidores.

“O produto Pix Garantido, que permite o parcelamento de transações no Pix, ainda não foi lançado e não há previsão de lançamento. Nada impede que os bancos, desde já, ofertem crédito aos seus clientes para utilização em pagamentos via Pix. É um produto de cada banco”, afirmou a instituição em nota.

Como o BC ainda não definiu a margem de juros para o serviço, os bancos e fintechs disponibilizam a função com diferentes taxas e condições de uso.

No momento, o projeto está em fase de teste no sandbox regulatório, ambiente experimental de inovações financeiras do Banco Central. A previsão do BC é que o novo Pix na função crédito entre em funcionamento no segundo semestre deste ano.

Quais instituições financeiras oferecem o Pix parcelado?

Santander

Um dos primeiros bancos a oferecer o serviço foi o Santander. O “Divide o Pix” traz a possibilidade de parcelar o valor da compra em até 24 vezes, com parcelas a partir de R$ 5.

A taxa será cobrada conforme o perfil do cliente contratante, sendo que o valor mínimo é de 1,59% ao mês. Para utilizar o serviço, basta solicitar através do aplicativo do banco.

“Você divide o seu Pix de forma rápida, simples e a parcela mensal é debitada automaticamente da conta corrente, no melhor dia do mês para você”, diz o banco. O cliente ainda pode deixar para pagar a primeira parcela 59 dias após a transação.

Veja como contratar o serviço:

  • Passo 1 – Baixe o App Santander e clique na opção “Pix”.
  • Passo 2 – Em seguida, escolha a chave Pix que deseja utilizar (CPF, CNPJ, lista de favorecido, Código QR, copia e cola) para realizar a transferência.
  • Passo 3 – Você será direcionado para a tela “Pagar”. Em seguida, clique na opção “Divide o Pix”. Depois, é só clicar em “Continuar”.
  • Passo 4 – Toque em “Editar parcelas” para escolher a quantidade de parcelas que deseja e o melhor dia para pagamento. Depois, basta clicar em “Concordar e Confirmar”.
  • Passo 4 – Pronto, a transferência foi realizada! Após a confirmação, você verá uma mensagem com o comprovante do pagamento do Pix e da contração do crédito.

Mercado Pago

Já o Mercado Pago oferece a opção com parcelas mínimas de R$ 15. O valor disponibilizado vai depender do limite de crédito já disponibilizado.

Na operação, são cobrados juros mensais a partir de 2,5%, possibilitando um parcelamento de até 12 vezes.

Para contratar a modalidade, o usuário da instituição deve realizar o pagamento através do QR Pix. No entanto, apenas pessoas que têm empréstimo pessoal aprovado podem contratar a função.

Confira o passo a passo para utilizar a função:

  • Passo 1 – Abra o aplicativo da conta do Mercado Pago.
  • Passo 2 – Na área do Pix, selecione a opção de código QR.
  • Passo 3 – Aponte a câmera do celular para o QR, confira o valor da compra e siga as instruções para efetuar o parcelamento.
  • Passo 4 – Confirme a operação e acompanhe o sucesso da contratação na área de comprovantes.
  • PicPay

    Para clientes do PicPay, a transação é realizada pela carteira digital. Nesse caso, o limite do cartão de crédito pode ser utilizado na hora de fazer o Pix, facilitando o processo para quem precisa fazer uma transferência em dinheiro e não tem dinheiro em conta.

    Quem optar pela função poderá parcelar o valor utilizado em atpe 12 vezes, realizando o pagamento através da fatura mensal.

    Saiba como utilizar o parcelamento:

    • Passo 1 – Acesse o aplicativo do PicPay. Na tela inicial, clique em “Pix” e selecione como deseja pagar.
    • Passo 2 – Digite o valor que pretende transferir, desabilite o saldo como forma de pagamento e selecione ou adicione um cartão de crédito.
    • Passo 3 – Se precisar, você pode parcelar o valor do Pix em até 12x
    • Passo 4 – Pronto! Agora é só pagar e concluir a transação.