Dormir bem melhora aspectos da memória e concentração, diz estudo

2015-04-10_190211

Nas doenças que cursam com perda ou dificuldade de memória, como o mal de Alzheimer ou esquizofrenia é habitual coexistência de distúrbios de sono ou insônia. Atualmente existe uma grande discussão entre os especialistas sobre se esta privação de sono pode estar relacionada com os problemas de memória.
Ter uma boa noite de sono tornou-se uma das principais recomendações para gozar de uma boa memória. Não há dúvida que nos últimos anos tornou-se muito na moda falar dos benefícios de um bom descanso. Algumas das conclusões a que chegaram os estudos são: dormir bem melhora a memória e a concentração; ajuda a tirar melhores notas; dormir bem aumenta a criatividade; combate a depressão; ajuda a manter o peso; facilita a oxigenação das células, porque a respiração fica mais lento durante o sono; protege o coração; melhora o sistema imunológico; prolonga a vida.
Não há dúvida da importância de um bom descanso, mas ainda se desconhecem os mecanismos através dos quais se produzem esses fenômenos. Neste sentido, um grupo de pesquisadores do Bristol’s Center for Synaptic Plasticity da Universidade de Bristol trouxeram novas evidências sobre os mecanismos que explicam porque dormir bem melhora a memória. Seu estudo de investigação básica traz novas chaves para compreender como e porque ocorre a aprendizagem enquanto dormimos.
Uma das apostas do mercado da tecnologia para esta contribuição é o colchão inteligente, que trabalha com densidades inteligentes. Para preservar sua coluna e encontrar o colchão ideal, o endereço recomendado em Bento Gonçalves é a Rua General Vitórino, 11, no bairro São Francisco.