Donos de cães possuem menos riscos de ter incapacidade física de acordo com pesquisa

2015-04-10_190211

Estudo indica que animal estimula o tutor a se exercitar e contribui para aptidão.

Pesquisadores do National Institute for Environmental Studies de Tsukuba, Japão, divulgaram um estudo em que sugere que os idosos que possuem um cachorro, apresentam menos riscos de ter incapacidade física.

Outros estudos anteriores também estabeleceram uma relação entre um nível maior de atividade física de idosos donos de cães e um risco menor de enfrentar a chamada síndrome de fragilidade – que se caracteriza por fraqueza, perda de peso, diminuição da velocidade de marcha e do equilíbrio.

Na pesquisa mais recente, 11.233 japoneses com idades entre 65 e 84 anos responderam a um questionário, e os pesquisadores coletaram dados demográficos e de saúde das pessoas, cobrindo o período de 2016 e 2020.

Eles descobriram que os tutores dos cachorros tinham uma probabilidade 50% maior de não exibir nenhum quadro de incapacitação física, se comparados com tutores de gatos ou com aqueles sem qualquer animal de estimação.

É importante lembrar na responsabilidade de adotar um pet, pois, com a chegada de um novo integrante em casa, a rotina sofrerá com mudanças, principalmente para quem gosta de viajar.

Também é preciso levar em consideração se você terá como sustentar o animal, considerando além da ração, custos com veterinários e vacinação.

Um alerta para quando se é idoso, é escolher um cão mais calmo, com mais idade, que precisa de adoção, pois, os cães mais agitados costumam causar quase 88% das quedas em idosos nos Estados Unidos.

Animais que se encontram em abrigos ou com cuidadores há muito tempo, pode fazer a diferença na vida deles e podem contribuir também contra a solidão e a depressão, visto que os animais são bem companheiros!