Dispositivo detecta cáries nos dentes antes de aparecerem

2015-04-10_190211

Estudo é realizado por pesquisadores norte-americanos

Pesquisadores norte-americanos, da Universidade de Washington, trabalham no desenvolvimento de um novo dispositivo que pode identificar cáries antes que elas apareçam.

A ferramenta detecta condições químicas específicas na boca do paciente, que estão associadas ao surgimento deste tipo de infecção nos dentes. O estudo foi publicado na revista científica IEEE Transactions on Biomedical Engineering, e detalha como funciona:

O protótipo do dispositivo que emite uma luz de LED e mede as reações dessa luz (a fluorescência) em um corante químico, já aprovado para uso nos Estados Unidos. A partir disso, o dispositivo analisa a acidez da parte externa dos dentes.

Segundo os pesquisadores, quando a região está ácida demais, o risco do paciente desenvolver uma cárie é significativamente maior. Por isso, a tecnologia funciona como uma espécie de teste de acidez.

Por enquanto, um desafio para o uso do dispositivo é entender quando a acidez é um sinal de risco ou não. Afinal, nem todas as bactérias são “ruins” e causarão cáries. Por isso, o equipamento é, por enquanto, um alerta para uma possível ameaça à saúde bucal, mas ainda não tem exatidão total para rastrear uma cárie.