Cerca de 150 pessoas foram abordadas
A Secretaria de Segurança realizou neste final de semana, sequencia da operação de fiscalização. As ações são baseadas no novo Sistema 3As de monitoramento. Cerca de 150 pessoas foram abordadas. A Guarda Civil Municipal (GCM) dispersou, na manhã deste domingo (20), uma aglomeração de aproximadamente 20 jovens, que ocorria em um loteamento no bairro Santo Antão, em Bento Gonçalves.
As guarnições foram deslocadas pelo Centro Integrado de Operações (CIOp), para atender denúncia de que haveria uma reunião de jovens com som alto e realizando perturbações. No local, a GCM abordou os envolvidos e encerrou a aglomeração.
Além de bebidas alcoólicas que consumiam no local, foram localizados, em posse de alguns jovens, porções de maconha, ecstasy e MDMA. Os jovens tiveram que assinar Termo Circunstanciado (TC), conforme previsão legal. O grupo foi orientado quanto ao risco de aglomeração neste período e aos danos à saúde oriundos do uso de drogas.
Ao longo do final de semana também foram fiscalizados os bairros Aparecida, Barracão, Borgo, Botafogo, Caminhos de Pedra, Centro, Cidade Alta, Humaitá, Juventude, Maria Goretti, Planalto, Progresso, Santo Antão, Santa Rita, São Bento, São Roque, São Valentim, Tuiuty, Universitário e Vale dos Vinhedos.
Dois estabelecimentos foram notificados após denúncia de aglomeração. Um bar no bairro Progresso e outro no Planalto. Os proprietários dos estabelecimentos foram orientados e notificados pelos fiscais municipais a manterem as medidas preventivas estabelecidas no decreto Estadual.
Está em vigor no Município, o Decreto 10.958 que restringe o funcionamento de restaurantes, bares, pubs, lancherias e congêneres entre 23h59min e 5h. O telefone para denúncias é o 153 ou 190. As ações contam com a Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e fiscalização Municipal. O 3º BPAT também participa das atividades de fiscalização.