Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo

2015-04-10_190211

Existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar este processo e amelhorar a convivência com o seu querido felino.

Cair pelo morto da pelagem dos gatos é um processo natural e irreversível. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar este processo e a melhorar a convivência com o seu querido felino.

A escovação
A escovação diária é uma forma muito eficaz para evitar que os gatos encham a casa de pelo e, sem dúvida, uma das melhores dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo. Escovar diariamente o pelo do seu gato é uma rotina à qual você e o seu gato se devem habituar. Cinco minutos dedicados um ao outro irão favorecer a vossa relação. O gato irá sentir-se feliz pelos seus cuidados, você conseguirá relaxar durante estes 5 minutos e poupará tempo a varrer o solo e a tirar o pelo dos móveis.

Ferramentasespecíficas
Existem utensílios e ferramentas específicas para tirar a máxima quantidade de pelo morto da pelagem do gato. Uma delas chama-se FURminator, que consiste em uma escova com cerdas muito juntas e uma parte para agarrar ergonômica. Esta escova conta com diversas variedades dependendo do animal ao qual se destina e do comprimento do pelo. O comprimento da cerda da escova deve estar em consonância com a medida do pelo do seu gato. Se o seu gato tiver o pelo comprido, a cerda deve ser comprida. No caso de gatos de pelo curto, a cerda deve ser curta.

A escovaçãode verão
Uma modalidade de escovar o gato durante o período de verão, que coincide com a mudança do pelo do gato, consiste em embeber muito bem uma luva para banho, escorrer bem e passá-la no pelo do gato. Tenha atenção para não colocar água nos olhos ou nas orelhas do seu gato.
Esta escovação vai permitir tirar o pelo morto superficial do seu gato, ao mesmo tempo que refrescará o seu felino.

Alimentação
Os alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 fortalecem o pelo do gato, nutrindo o seu bulbo capilar.
Certifique-se que a ração que dá ao seu gato contém ambos os elementos na sua composição, e se verificar a sua carência dê ao gato sardinhas ou cavala umas duas vezes por semana. Sempre que der peixe ao seu gato é importante que elimine as espinhas e que este esteja assado ou cozido.

Parasitas
É importante que vá verificando se o seu gato tem pulgas ou outros parasitas, pois se tiver ele irá se coçar muito danificando o seu pelo.
Não se deve esquecer da desparasitação interna do seu gato, que também pode ter influência na aparência do seu pelo.