Dicas de como ajudar e incentivar seu filho a estudar

2015-04-10_190211

Seu filho anda com certa preguiça ou certa dificuldade de estudar? Nós sabemos que a quantidade de informações para dar conta é enorme, o calendário, apertado e, muitas vezes, as próprias informações que registramos não são tão fáceis de guardar na memória.
Sabendo o tamanho do desafio, principalmente para as crianças, encontramos 16 truques de aprendizagem para tornar as coisas mais simples para eles.

Acordar cedo é uma das tarefes difíceis

• Planeje um bom café da manhã que motive seu filho a ficar longe do travesseiro e a se levantar o mais rápido possível.
• Antes de dormir, dê-lhe um copo de água. Isso relaxa e afeta positivamente o metabolismo.
• Opte por um cobertor quente. A temperatura ideal para dormir bem varia de 16 a 21°.
•, É melhor que o seu filho durma na escuridão completa. A melatonina é produzida quando não há luz.
• Coloque o despertador longe da cama; assim ele terá de levantar para desligá-lo, de qualquer jeito. Desligue o telefone (você sabe o porquê).

Facilite a memorização do seu filho

• Para aproveitar ao máximo as tarefas de aprendizagem e, por sua vez, permitir que a mente de seu filho descanse, é melhor estudar seguindo este princípio: 25 minutos de intenso trabalho, depois 5 minutos de repouso. Cada terceira pausa deve durar 20 minutos.
• Para memorizar algo, recomenda-se que o seu filho leia em voz alta e clara, sem prestar atenção à velocidade da leitura.
• Se algo o distrai constantemente na hora de estudar, coloque música de fundo baixa. Por exemplo, esta música clássica.
• Faça com que se familiarize com um novo horário. Basta tirar uma foto e colocá-la como plano de fundo do seu celular. Assim, sempre que o seu filho consultar o telefone, verá o horário e o memorizará rapidamente.
• É bom para caminhar por 10-20 minutos antes de começar a estudar. Isso irá acelerar a sua circulação sanguínea e fazer o cérebro trabalhar melhor. Que tal fazer isso como uma caminhada indo para a escola? Você ainda pode ir conversando com ele.
• Está cientificamente comprovado que o hortelã estimula a atividade do cérebro e melhora a concentração. Você também pode usar a goma de mascar ou uma bala com este sabor. Coloque-os em sua mochila — sem abusar do chiclete, claro.
• Aprender algumas matérias é mais fácil com o apoio de documentários. Por exemplo, História ou Biologia.

Incentive ele a ler colocando em cada parágrafo do texto um doce

Textos, linhas e frases não são muito a praia do seu filho?
Bom, esse é um caso que precisa de dedicação de ambas as partes para funcionar. Mas, uma sugestão é incentivar seu filho a ler sobre assuntos que ele goste, como por exemplo, quadrinhos, aventura, ação, romance, etc., pois assim ele lê e ao mesmo tempo se diverte.
Sim, sabemos que leituras da escola são “chatas” mas obrigatórias.
Então, pegue algum doce que ele adore, um chocolate ou uma bala, enfim, qualquer doce, e ponha em cada parágrafo/exercício um desses doces acima. Assim, cada vez que ele finalizar uma das atividades/leitura, ele tera uma recompensa.

 

 

O melhor horário para estudar

As aulas começam cedo, pois na primeira metade do dia,  o desempenho do cérebro é muito mais elevado do que na segunda. Não vale a pena adiar algo para a tarde ou para a noite.

Memorizar datas históricas

1. Faça com que seu filho desenhe uma linha do tempo.
2. Nela, primeiro devem vir os grandes acontecimentos e depois os menores.
3. Se o seu filho memorizou as datas dos principais eventos, lembrar-se dos menores será mais fácil.