Dia Mundial do Café: veja que inusitado o que trouxemos sobre o queridinho da população

2015-04-10_190211

 

Você já tomou seu pretinho hoje?

O café se tornou indispensável na vida de muitas pessoas. A bebida famosa por fazer parte da primeira hora do dia e de momentos de conversa no meio da tarde tem três datas comemorativas, uma delas é o dia Mundial do Café, celebrado no dia 14 de abril em todo o mundo.

Com cheiro inconfundível do café solúvel ou até a praticidade do instantâneo, os amantes da bebida não perdem tempo quando o assunto é descobrir quais são as curiosidades e a história da bebida que está presente na xícara de cada um que pode ser consumido quente ou fria.

O ato de tomar café se consolidou como um hábito cultural em todo o mundo. Até a chegada da bebida ao Brasil, entre lendas envolvendo o grão que se transforma na bebida, intrigas políticas, conflitos sociais. Cada país do mundo deixou um legado para o café.

Alguns registros afirmam que o consumo de café começou por volta de 575 depois de Cristo, nessa época os etíopes alimentavam-se do fruto. Aparentemente, a polpa era consumida nas refeições. Ela era macerada ou misturada em banha. Com os frutos também faziam suco, que fermentado se transformava em bebida alcoólica. Suas folhas também eram mastigadas ou utilizadas no preparo de chá.

Em 14 de abril costuma ser celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Esta talvez seja a data mais conhecida quando se trata de referências na internet.

As outras duas datas em que é comemorado o dia da bebida são 24 de maio e 1º de outubro, sendo Dia Nacional e Dia Internacional do Café, que são celebrados no Brasil e também em todo o mundo.

Curiosidades
1. O café é, na verdade, uma cereja

Os grãos que você prepara são, na verdade, as sementes torradas de um fruto, que é conhecido como grão cereja ou simplesmente cereja. Se você morder a cereja, vai encontrar duas sementes que se desenvolvem com os lados achatados. Em apenas cerca de 5% do café do mundo, de acordo com a Associação Nacional do Café (NCA, na sigla em inglês) dos EUA, há uma semente oval, chamada moca (ou peaberry).

As mocas são selecionadas manualmente e elogiadas por seu sabor mais refinado e forte.

2. Algumas pessoas comem café

As pessoas bebem café há muito tempo, mas há quem prefira comer.
Algumas empresas também têm usado a cereja do café desperdiçada para fazer farinha. Pode ser usada em muffins, pães, chocolates, molhos, etc.
Mas não tem gosto de café: dependendo da variedade, geralmente tem notas florais, cítricas ou de frutas torradas

3. Café feito a partir de fezes pode ser caríssimo

Uma civeta ou um elefante? Os cafés mais caros do mundo passam pelo intestino de um destes animais.
O Kopi luwak é um café feito a partir dos excrementos da civeta de palmeira asiática, um pequeno mamífero carnívoro com pelagem manchada e focinho pontiagudo que vive em palmeiras na Indonésia.

As cerejas do café são fermentadas à medida que passam pelos intestinos destes animais e, após serem defecadas, são coletadas e vendidas.
Um pacote de 500 gramas desses grãos pode chegar a US$ 700 em lojas de varejo de luxo.

4. O café foi descoberto por cabras na Etiópia (reza a lenda…)

Reza a lenda que, no século 9, um pastor de cabras chamado Kaldi viu seu rebanho comendo frutos de uma árvore estranha e reparou como os animais ficaram acordados a noite toda, cheios de energia.

5. A definição original de café significava vinho

No século 15, o café estava sendo cultivado no Iêmen. Seu nome original, qahwah, deriva do termo iemenita para vinho.
Um século depois, já era conhecido na Pérsia, Egito, Síria e Turquia

E se você ama café, certamente vai querer comemorar o dia do café. Porém, se você ainda não sabe como, vamos te dar algumas dicas. Claro que você também pode inovar e celebrar as três datas em um único dia, né? O importante é festejar.

1- Vá até uma cafeteira e prove cafés de um país diferente

2- Na Etiópia o café é geralmente servido com pipoca, dessa forma, você consegue saborea-lo direito. Por tanto, fica a dica.

3- Visite uma fazenda de café

4- Por último mas não menos importante, não deixa de postar aquela foto da sua boa xícara de café. Aproveite!