Dia de Santo Antônio com missas e carreata

2015-04-10_190211

Missa festiva será às 18h, ao final serão apresentados os festeiros da 144ª edição

A cidade de Bento Gonçalves irá celebrar, neste domingo (13), a 143ª edição dos festejos em honra ao seu Padroeiro, que tem como lema: “Senhor, com Santo Antônio, eis-me aqui, envia-me”! Para a data em que a Igreja faz a memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua, a Paróquia a ele dedicada, na cidade de Bento Gonçalves, terá uma programação intensa que inicia às 06h, com a alvorada festiva e repicar dos sinos, no centro da cidade.

Ao todo, serão cinco Missas, todas no interior do Santuário Santo Antônio, seguindo todos os protocolos sanitários. As celebrações serão às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h, todas com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio. Em cada uma das Missas será dada a bênção aos pãezinhos, aos objetos religiosos e também a bênção da saúde com a relíquia (um pedaço do osso) de Santo Antônio.

Ao final da Missa das 15h, que não será campal em virtude da pandemia, serão premiadas as três melhores poesias que participaram do projeto “A Vida de Santo Antônio contada em Versos”, que envolveu estudantes das escolas católicas do município. Logo em seguida, haverá uma carreata que irá passar por algumas das principais ruas da cidade (confira o roteiro abaixo). As famílias são convidadas a prepararem pequenos altares em suas janelas e sacadas, com a imagem de Santo Antônio, em sinal de comunhão e participação.

A Missa solene será às 18h, com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon. A celebração terá tradução na Língua Brasileira de Sinais e a comunidade surda de Bento Gonçalves é convidada a participar. Ao final, haverá a apresentação dos festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em 2022.

Confira o percurso da carreata da 143ª Festa de Santo Antônio, por volta das 16h:
– Ponto de partida: rua Marechal Deodoro, junto ao Santuário;
– Rua Gomes Carneiro;
– Rua Guilherme Fasolo;
– Acesso à avenida São Roque, passa pela Paróquia São Roque e segue até o 6º BCOM;
– Retorna pela avenida São Roque e rua Guilherme Fasolo;
– Acesso à rua Osvaldo Aranha até a rua Visconde de São Gabriel, onde passa pela Paróquia Cristo Rei;
– Segue pela Olavo Bilac até a Rua Tietê;
– Rua Xingu, até a igreja São Bento e retorna pela avenida Planalto até entrar na rua Treze de Maio;
– Acesso à rua General Osório e segue até o seu final;
– Acesso à rua Marechal Deodoro e finaliza no Santuário Santo Antônio.

Almoço festivo no estilo drive thru
Estão à disposição da comunidade os ingressos para o tradicional almoço do dia festivo, que integra a programação dos festejos do Padroeiro de Bento Gonçalves, na Paróquia Santo Antônio. No domingo (13) o almoço será no estilo drive thru.

No kit que será entregue junto ao estacionamento da Paróquia, das 11h30min às 13h do dia 13 de junho, será servido espaguete ao molho italiano, churrasco, galeto e maionese, além de uma porção de sagu com creme.

No valor do ingresso também estará inclusa uma garrafa de vinho comemorativo à 143ª Festa. A venda é feita somente de forma antecipada e não haverá comercialização dos ingressos no dia do evento.

Bênção do Dia dos Namorados
No sábado (12), às 20h30min, a Paróquia Santo Antônio irá realizar a bênção do Dia dos Namorados, por intercessão de Santo Antônio. A oração, que também será estendida às famílias e aos casais, será veiculada exclusivamente pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) @ParoquiaSantoAntonioBG. A ação tem por objetivo resgatar a história dos festejos, de rezar pelos casais de namorados e também fortalecer os vínculos familiares.