O objetivo de coibir a venda ilegal e até mesmo o estelionato
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) vem alertando sobre o crescimento de golpes na internet sobre supostas vendas de peças usadas, em especial nas redes sociais como o Marketplace do Facebook, que nunca são entregues. Os criminosos utilizam o nome e até mesmo parte da razão social de Centros de Desmanches de Veículos credenciados (CDVs) para aplicar os golpes.
Com o objetivo de coibir a venda ilegal e até mesmo o estelionato na internet, o DetranRS recomenda a busca no site oficial ‘Peça Legal’ (http://www.detran.rs.gov.br/pecalegal), onde é possível consultar de forma simples o catálogo com mais de oito milhões de itens disponíveis nos quase 500 Centros de Desmanches credenciados no estado. Todo o estoque é controlado por um sistema informatizado, que vincula a peça a um veículo específico registrado em nota fiscal.
Também é possível consultar no site do DetranRS os locais de atendimento dos CDVs. A Autarquia alerta para sempre desconfiar de anúncios muito vantajosos e buscar nos canais oficiais quem realmente possui permissão para comercialização de peças, denunciando as páginas falsas e vendedores não credenciados. Esse tipo de ação ajuda a coibir crimes como estelionato e até mesmo de roubo e furto de veículos.