Depois de sofrer redução do efetivo em mais de 50% nos últimos dois anos, Brigada Militar recebe 20 novos soldados

2015-04-10_190211
Brigadianos já fazem a segurança nas principais ruas e praças de Bento

Bento Gonçalves recebeu 20 novos policiais nesta semana, que ficarão 60 dias realizando estágio na cidade

A Brigada Militar sofreu uma redução de efetivo de mais de 50% nos últimos dois anos. A afirmação é do capitão Diego Caetano, comandante da 1ª Companhia do 3º BPAT.
De acordo com ele, o número reduzido de policiais é a principal dificuldade enfrentada pela Brigada Militar.
“Os policiais que estão aqui estão se desdobrando para dar conta da demanda do 190, mais a guarda externa do presídio, que é feito pelos PMs”, diz. Nesta semana Bento Gonçalves recebeu 20 policiais, que realizarão um estágio de 60 dias na cidade. Após este período, existe ainda a possibilidade de todos profissionais que participarem do estágio, ficarem atuando no município.
“Está fazendo muita força para que isso aconteça. Já conseguimos fazer a apresentação deles na cidade, incursão deles no município. O interesse é potencializar a percepção de segurança por parte da comunidade e auxiliar na redução de crimes. Desde a chegada destes novos PMs, foi possível notar uma redução de roubos a pedestres”, garante.
Ainda segundo o capitão, as principais demandas dos policiais militares envolve violência doméstica, acidentes de trânsito, brigas e reclamações por som alto. “Nos domingos já chegamos a atender dez registros de brigas familiares. Nas quintas, sextas e no final de semana existe muita reclamação por som alto”, acrescenta.

Chegada dos policiais no RS
A Brigada Militar já está contando com 1.022 novos soldados que estão atuando no policiamento ostensivo. As formaturas deste profissionais aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de julho.
São profissionais que estão se submetendo às provas finais e concluirão o curso obrigatório para que possam começar a atuar. Os novos policiais se concentram em sua maioria em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde há índices mais expressivos de criminalidade.

Aposentadorias
Em média, 1,5 mil policiais militares se aposentam a cada ano. Em números absolutos, 2015 foi um ano ainda pior neste sentido, com 1.851 aposentadorias.
A reposição de profissionais, porém não ocorre no mesmo ritmo. No mesmo ano de 2015, apenas um brigadiano ingressou na corporação. Até setembro de 2016, foram 180.
Neste mês o Piratini anunciou a realização de um concurso para contratação de mais 6,1 mil profissionais para atuar na Segurança Pública.