Depois da chuva no Natal, terça-feira de sol intenso

2015-04-10_190211

 

Ciclone extratropical se afasta, trazendo céu claro e temperaturas moderadas para o estado

Após um período chuvoso e ventoso, o ciclone extratropical, responsável por rajadas de vento atingindo 80 km/h, agora se afasta da costa gaúcha. Este movimento impulsiona uma massa de ar mais seca para o Rio Grande do Sul, resultando em um predomínio de sol sobre o território gaúcho, inclusive com amplos períodos de céu claro ao longo desta terça-feira.

A expectativa é de um dia ameno para um 26 de dezembro, com temperaturas consideradas baixas durante a madrugada em grande parte do estado. As condições climáticas prometem ser muito agradáveis para os padrões desta época do ano, com máximas que não devem ultrapassar os 30ºC na maioria das cidades gaúchas.

Durante o feriadão de Natal, como previsto, o clima foi caracterizado por sol, calor e chuvas isoladas passageiras, comum durante o verão. A nebulosidade aumentou no estado, trazendo chuvas em várias regiões devido a uma área de baixa pressão que, ao final do dia, originou um ciclone na costa.

A semana seguirá com vários dias de sol, no entanto, a instabilidade se intensificará no seu desfecho, por conta de uma frente fria que antecederá a chegada de uma massa de ar mais frio para esta época do ano. Esta condição climática está prevista para ocorrer durante o feriadão de Ano Novo, o que resultará em temperaturas mais baixas para os padrões climatológicos desta época.

Em Porto Alegre, o cenário climático previsto mostra o sol aparecendo entre nuvens, com mínima de 18ºC e máxima de 27ºC.

Dias Ensolarados no Litoral

Para os que estão aproveitando o litoral Sul e Norte do Rio Grande do Sul, os próximos dias serão de sol, à medida que o ciclone na costa impulsiona ar mais seco para o território gaúcho. Este fenômeno proporcionará um tempo mais aberto, acompanhado pelo calor tradicional do fim do ano.

Prevê-se que os dias mais quentes da semana ocorram na quinta e sexta-feira, com temperaturas ultrapassando os 35ºC em algumas regiões. As máximas à tarde podem alcançar valores altos, chegando a 37ºC a 38ºC em cidades dos vales e Noroeste.

Alterações Climáticas Antes do Ano Novo

A previsão aponta para uma grande mudança do tempo de sexta para sábado, com a ocorrência de chuvas em várias regiões do Rio Grande do Sul, podendo ser intensas em diversas localidades devido à influência de uma frente fria. É possível que ocorram temporais isolados, concentrando-se especialmente na Metade Norte do estado, onde os maiores acumulados de precipitação são esperados, atingindo marcas de 50 mm a 100 mm em diferentes cidades.

Há indicações nos modelos de previsão do tempo de que, durante o feriadão, uma massa de ar mais frio pode ingressar no estado, trazendo temperaturas baixas para esta época do ano. Em algumas cidades da Serra e dos Aparados da Serra, até mesmo temperaturas mínimas abaixo de 10ºC podem ser esperadas durante a madrugada, segundo projeções computadorizadas.