Defensoria Pública do RS passa a usar Inteligência Artificial para agilizar processos

2015-04-10_190211

O principal objetivo é melhorar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul está adentrando no mundo da Inteligência Artificial (IA) para otimizar seus processos e proporcionar um serviço mais ágil e eficaz aos cidadãos.

A instituição acaba de adotar a Serpro Multicloud, uma plataforma de computação em nuvem projetada para simplificar a gestão e integração de serviços variados, incluindo armazenamento de dados, processamento e aplicação de IA, entre outros.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul torna-se pioneira ao iniciar a implementação da IA em seus procedimentos e fluxos de trabalho. O principal objetivo é melhorar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Neste projeto inovador, algoritmos sofisticados serão utilizados para uma análise ágil de documentos processuais e a geração de petições precisas. Isso garantirá que os direitos à saúde sejam prontamente atendidos pelo Poder Judiciário.

Marcelo Martins Piton, defensor público-assessor Institucional e Presidente da Comissão de Melhorias do Portal, destacou a importância deste projeto: “Este é o primeiro projeto em todo o país que integra Inteligência Artificial nas atividades das Defensorias Públicas. E demonstra como a inovação, aliada à missão social dessas instituições, pode atuar de forma eficaz para satisfazer as demandas da população do Rio Grande do Sul.”

Para dar suporte a essa iniciativa, a Defensoria Pública necessitará de uma infraestrutura tecnológica robusta, incluindo computadores equipados com GPUs para processar grandes volumes de dados e executar algoritmos complexos. A parceria com a Serpro Multicloud permitirá acesso a máquinas virtuais adequadas para o projeto.

Além disso, a introdução da Inteligência Artificial na Defensoria Pública trará o benefício adicional de reduzir a carga de trabalho de seus defensores e servidores, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população do Rio Grande do Sul. Marcelo Piton enfatizou: “Ao adotar essas tecnologias, estamos reafirmando nosso compromisso com a excelência na prestação de serviços à população do Rio Grande do Sul.”