Daer admite que pode fechar em Bento

2015-04-10_190211
Ponte dos Arcos foi construída pelo Daer na década de 1940

A assessoria de comunicação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou na última sexta-feira (29 de setembro) que o órgão está passando por uma reestruturação e admitiu que pode fechar a superintendência de Bento Gonçalves.
Na última edição, a Gazeta questionou para onde iria a autarquia, depois que o Governo do Estado acertou o contrato com a empresa que vai construir o novo presídio Estadual de Bento Gonçalves. Como permuta para a obra, a construtora vai receber a área onde fica o Daer (na Rua Eugênio Valduga), a casa do superintendente, (na Rua Hugo Henry Dreher) e a área da casa penitenciária, no Centro (na Rua Assis Brasil).
No complexo, há residências para alguns funcionários, salão de festas, oficinas e prédios desativados como uma antiga cooperativa onde os servidores podiam fazer compras e um refeitório, também desocupado.

Confira a nota na íntegra:
“O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está passando por uma reestruturação que resultará no fechamento de algumas regionais. Todos os imóveis aos quais elas pertencem ficarão à disposição do Governo do Estado. O Departamento acatará o que for determinado.” Sobre o realocamento dos servidores, a Autarquia afirmou não ter mais detalhes.

Departamento já fez história no município e região
O Daer foi o responsável, em 1942, pela construção da Ponte Ernesto Dornelles, no Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Também chamada de Ponte dos Arcos, a estrutura foi inaugurada em agosto de 1952 e se tornou a primeira ponte com arcos paralelos do mundo. Por sua importância, a obra virou símbolo no brasão do Daer.
Outras rodovias foram construídas na década de 1990, como os Caminhos de Pedra, ao longo da VRS-805 e a Estrada do Vinho (ERS-444). A ex-ERS-470, uma das rodoviais mais importantes do Rio Grande do Sul, estava sob jurisdição do Daer até 2015, até que passou para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e virou BR-470.

Municípios que compõem a Superintendência Regional:

Alto Feliz, André da Rocha, Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Campestre da Serra, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Linha Nova, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Salvador do Sul, Santa Cecília do Sul, Santa Tereza, São José do Sul, São Marcos, São Pedro da Serra, São Valentim do Sul, São Vendelino, Tupandi, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores.