Curso nos EUA de graça? Universidade americana oferece até 100% de bolsa para brasileiros

2015-04-10_190211

Candidatos podem escolher entre 4 cursos de curta duração para saídas em fevereiro, julho ou outubro de 2024

Estudar no exterior é uma forma muito encontrada pelos profissionais para aprimorar as habilidades pessoais e impulsionar a própria carreira. O Laiob (Latin America Institute of Business) é uma das instituições com essa possibilidade.

O Instituto conta, no momento, com inscrições abertas para cursos de curta duração na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. São ofertadas, inclusive, bolsas de até 100%. As inscrições começam no dia 10 de abril e vão até as 23h59 de 23 de abril para três opções de embarque: fevereiro, julho e outubro de 2024.

Os candidatos podem escolher entre quatro cursos para as saídas e fevereiro e julho:

  • finanças corporativas;
  • gestão e liderança;
  • gestão e estratégia de marketing;
  • e gestão de projetos.

Se a opção for pela ida em outubro, a escolha fica entre gestão e liderança e gestão de projetos. Para cada um dos cursos, será ofertada uma bolsa integral; outra de 70%; e mais algumas de 30% e 50% de desconto.

Os cursos têm duração de 12 dias e incluirão certificações internacionais. A ideia de ofertar as bolsas para a partir do início do próximo ano é dar mais tempo aos candidatados na organização financeira e no tempo para conseguirem participar das formações.

A Universidade de Ohio foi fundada em 1804 e está localizada na pequena cidade de Athens, no interior do estado de Ohio, nos EUA. Os bolsistas têm a oportunidade de desenvolver um amplo networking, já que alunos de mais de 90 países estudam na Ohio University, além da convivência com outros profissionais durante o curso.

 

Regras de participação

Entre os requisitos de participação, as duas regras são: o candidato precisa estar cursando ou já ter finalizado o ensino superior; e deve ser maior de 18 anos.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem entrar no site do Laiob e preencher o “Application Form”. O documento pede algumas informações básicas como dados pessoais, além de perguntas profissionais e pessoais para explicar os motivos da inscrição. Vale ressaltar, no entanto, que não ter uma experiência profissional extensa não exclui candidatos do processo.

Após a avaliação dos applications, os aprovados na primeira fase passam por uma etapa de entrevistas via telefone ou videoconferência marcadas de forma individual.

O Laiob não pede certificados de proficiência em inglês como requisito para a inscrição, porém, faz uma avaliação do nível do idioma do candidato durante essa entrevista individual. A recomendação é ter inglês avançado para conseguir compreender as aulas de forma integral, que serão 100% ministradas em inglês pelos professores da Universidade de Ohio.

O resultado dos aprovados será divulgado em todas as páginas oficiais do instituto no dia 15 de maio deste ano para as bolsas de 100% e 70%. E para as vagas das bolsas de 50% e 30%, ao longo dos dias seguintes, individualmente via e-mail.

Lembrando que a participação do candidato no processo seletivo será considerada por inscrição única, quando ele deverá escolher um programa executivo dentre as quatro opções nas três datas disponíveis: fevereiro/2024 (inverno), julho/2024 (verão) ou outubro/2024 (outono).

 

Critérios avaliados no processo seletivo

Confira os principais critérios adotados:

  • Nível de inglês
  • Experiência profissional
  • Background Acadêmico
  • Experiências de vida
  • Respostas das perguntas motivacionais
  • Desempenho na entrevista

Segundo o Laiob, não serão avaliados quesitos socioeconômicos no processo seletivo.