Curso Gestão de Análise Sensorial é ministrado pela Diretora do Centro Italiano di Analisi Sensoriale

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De 04 a 06 de outubro aconteceu na Embrapa Uva e Vinho o curso Gestão de Análise Sensorial e Liderança de Painel – Análise Sensorial do Vinho, ministrado por Lucia Bailetti – Diretora do Centro Italiano di Analisi Sensoriale.
A análise sensorial é uma disciplina focada na percepção e aceitação de produtos no mercado consumidor e visa aprimorar os profissionais, através da otimização de recursos, escolhendo e estabelecendo testes sensoriais para identificação de características positivas e negativas dos produtos. Conforme Bailetti, a Análise Sensorial é uma ciência, com arcabouço teórico, vocabulário específico e metodologia própria. Para ela, “a análise sensorial nos permite falar a mesma linguagem com todo mundo. Para isso necessitamos uma metodologia de avaliação igual para todos, mediada pelos sentidos. Temos que reconhecer através dos sentidos os estímulos do produto, que no nosso caso é o vinho. A metodologia nos diz como podemos nos treinar para isso, como reconhecer os estímulos, os métodos e até o vocabulário para reconhecer esses estímulos.”
O curso foi destinado a profissionais, pesquisadores e que trabalham na área de elaboração de vinhos, controle de qualidade, produção e marketing, interessados em disciplinas de análise sensorial e teve a duração de 12h. A metodologia utilizada foi a busca de informações estratégicas e diferenciais para os produtos das empresas. Além dos conceitos teóricos, os alunos puderam vivenciar casos práticos e exercícios para maximizar a capacidade de resolução de problemas e construção de projetos com as metodologias. A didática do curso integrou as técnicas de análise de produtos e comportamento do consumidor, baseada em pesquisas, cases internacionais, estratégias eficazes e insights mercadológicos. O método utilizado valorizou o conhecimento dos participantes, permitindo troca de informações e conhecimento.
Uma das participantes, a engenheira de alimentos Odineli Correa, gostou do curso: “as práticas estimularam a consciência dos nossos sentidos, principalmente olfato e paladar. Acho válido conhecer os métodos padronizados internacionalmente pela ISO e as práticas de descrição de vinho, que visaram simplificar a descrição de Vinhos deixando ficar melhor compreendido pelos consumidores”.
No final do Curso os participantes receberam certificado internacional de participação emitido pelo CIAS Innovation (foto). O CIAS Innovation – Centro Italiano di
Analisi Sensoriale, com sede na Europa (Itália), é um centro especializado em formação e pesquisa na área de análise sensorial, estudo do consumidor nos setores de alimentos e bebidas. O centro atua na Europa e América e desenvolve pesquisas seguindo padrões internacionais (UNI-ISO).
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Enologia, ABE.