Cuidados específicos com seu amigo no inverno

2015-04-10_190211

Confira algumas recomendações para essa época do ano

Vacinação em dia

A vacina contra tosse canina ajuda a proteger da gripe também. Outras vacinas, como a anti-rábica, a múltipla e a contra a giárdia, também devem estar em dia para aumentar a imunidade do animal.

Frequência dos banhos

Durante o frio, quanto menos banhos seu pet tomar, melhor. Muitos banhos podem causar infecções e doenças de pele – fora o frio que eles tendem a passar durante o banho. Se você mesmo der banho em seu cão, tome cuidado com a temperatura da água. Banhos quentes ressecam a pele e podem até mesmo deixar feridas. Ah, e lembre-se de manter seu cachorrinho sempre seco! Tome cuidado também com a temperatura do secador ou soprador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tosa e troca de pelos

Quanto mais pelos seu cão tem, mais aquecido ele estará. Então, reduza a frequência das tosas. Se seu cão já tiver pelagem curta, o ideal é não tosar durante o período de frio. Inclusive, um pouco antes do inverno os cães tendem a perder pelos. Isso é normal: trata-se de uma das duas trocas de pelos que eles fazem durante o ano, sendo uma antes do inverno e outra antes do verão. Cães que não são tosados dão a impressão de perder mais pelo durante esses períodos, já que os que são tosados têm pelo de crescimento contínuo. Mas fique atento: se o pelo do seu cão começar a apresentar falhas, coceiras ou feridas, é melhor consultar um veterinário.

Passeios e exercícios

É importante manter seu pet ativo em tempos frios. Passeios e brincadeiras são uma ótima forma de fazer isso. Mas quando for passear, tente evitar sair em horários muito frios ou chuvosos. Se não tiver outro jeito, agasalhe ou vista uma capa de chuva em seu cachorrinho. Se o sol sair, aproveite! Um banho de sol não faz mal a ninguém – muito pelo contrário. Se você reparar que seu cachorrinho anda mais preguiçoso que o normal nos tempos frios, tente aumentar o tempo das brincadeiras para mantê-lo exercitado. Caso você não tenha muito tempo disponível, procure por brinquedos interativos – é possível colocar comida e petiscos dentro desses brinquedos, assim seu pet passará um tempo brincando por recompensas.

Cama e cobertores

O contato direto com o piso torna as coisas mais difíceis para que seu cão se aqueça. Um tapetinho ou um cobertor não ajudam muito também. Uma cama mantém seu cachorro mais protegido do frio. Forre-a com um ou mais cobertores, até mesmo para facilitar na limpeza, e cubra o animal nos dias mais frios ou à noite.