Cuidados com a casa para manter a saúde nos meses mais frios

2015-04-10_190211

Limpeza da casa deve ser realizada o ano todo com frequência, porém no inverno esse hábito deve ser ainda mais cuidadoso.
Nos meses mais frios do ano são necessários mais cuidados com a saúde, inclusive na limpeza da casa. Algumas práticas comuns no período, como manter as janelas fechadas, podem agravar os problemas respiratórios. Para saber quais delas evitar, confira as dicas abaixo.

Casa arejada
Devido às baixas temperaturas, é comum fechar janelas e portas para impedir a entrada do ar frio. No entanto, a proliferação de vírus é favorecida em ambientes fechados, além do acúmulo de bactérias. O ideal é que a troca de ar ocorra, ao menos, uma vez por dia.

Cobertores limpos
O inverno é a estação de tirar os cobertores do armário e, muitas vezes, os fungos e bactérias vêm junto com eles. Para evitar que a alergia ataque, é recomendado lavar as peças logo no início da estação. Assim, elas estarão prontas para aquecer os dias mais frios sem prejudicar a sua saúde.

Panos úmidos
A limpeza da casa deve ser realizada o ano todo com frequência, porém no inverno esse hábito deve ser ainda mais cuidadoso. Uma dica é trocar os espanadores, vassouras e panos secos por panos úmidos e aspiradores. É importante tirar os móveis do lugar e remover a poeira, especialmente dos cantinhos (como rodapés), semanalmente para renovar o ar da casa.

Armários livres
Além dos cobertores, outras peças de roupa ficam armazenadas por muitos meses no guarda-roupa. Aproveite para tirar os casacos, blusas pesadas e outras peças, e fazer uma faxina, doando os itens que não estão sendo mais usados. Dessa forma, você desocupa espaço e, ao mesmo tempo, elimina os ácaros guardados. Assim como as cobertas, faça a higienização das roupas e das prateleiras com pano úmido.

Tapetes e cortinas
Essas peças devem ser lavadas com regularidade, pois também acumulam poeira e ácaros. Em um dia de mais sol, coloque tudo na máquina de lavar e deixe secar direitinho antes de devolver as peças em seus lugares.