Cooperativa Vinícola Aurora capacita integrantes do Conselho Fiscal

2015-04-10_190211

Objetivo é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as responsabilidade e atribuições do Conselho Fiscal para aprimorar as boas práticas de governança

Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora está capacitando os membros do Conselho Fiscal para que possam exercer suas funções de forma cada vez mais colaborativa. A partir da próxima terça-feira (18) até o dia 25 de maio, os seis integrantes terão aulas presenciais sobre Cooperativismo e Governança, Conduta e Atuação do Conselheiro e Gestão de Riscos, todos módulos com quatros horas cada. Além disso, terão oito horas de instruções sobre Aspectos Contábeis e Financeiros das Cooperativas e mais 10 horas de mentoria, com a participação dos próprios professores nas reuniões do Conselho Fiscal.

O curso é ministrado pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e integra um programa amplo denominado Educa Aurora, de formação continuada e permanente.

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, valoriza o interesse dos conselheiros em aperfeiçoar a atuação na empresa, reforçada pela mudança no curso que instituiu a prática assistida.

“Percebemos um grande avanço no nível de entendimento sobre os processos internos e da consciência do que é responsabilidade dos membros do conselho. A partir deste ano devemos ter resultados ainda mais palpáveis, com o acompanhamento dos professores nas reuniões para que os conselheiros possam colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula”, acredita Tonello.

De acordo com a Lei do Cooperativismo (L.5764) todos os anos devem ser eleitos quatro novos conselheiros. Segundo o presidente, este é um dos motivos que faz com que a Aurora aposte na capacitação dos associados que são escolhidos para a tarefa de fiscalizar os processos e tomadas de decisões.

“Mesmo que esse curso não seja obrigatório, vemos como fundamental essa capacitação para que todos os representantes dos núcleos possam executar essa função importante da melhor forma possível e que beneficie todos os 1,1 mil associados”, resume.

Pelo estatuto da cooperativa, a eleição dos conselheiros obedece a um revezamento entre representantes dos 20 núcleos, dos 11 municípios que fazem parte do quadro associativo. A regra foi concebida para possibilitar que todas as comunidades tenham assento no Conselho Fiscal.