Confiança do consumidor alcança nível pré-pandemia; índice vem subindo pelo 4º mês seguido

2015-04-10_190211
Nível de confiança do consumidor atinge nível pré-pandemia

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) teve um avanço de 5,4 pontos em setembro, alcançando 89,0 pontos. Este valor é o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4 pontos).

A confiança dos consumidores subiu pelo quarto mês consecutivo em razão das perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses.

A alta em setembro foi influenciada pela melhora dos indicadores sobre o momento e próximos meses.  O Índice de Expectativas chegou a 100,2 pontos, maior desde dezembro de 2019, período pré-pandemia.

A intenção de compra de bens duráveis se eleva pela segundo mês consecutivo, dessa vez 5,4 pontos, acumulando alta de 16,7 pontos nos dois últimos meses levando o índice para 84,4 pontos, melhor resultado desde fevereiro de 2019 (86,6 pontos).

Os reflexos do aumento da confiança dos consumidores ainda não chegaram aos brasileiros com renda mais baixa, segundo a FGV.