Comunidade de São Luiz comemora 66 anos de construção da igreja

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211

Presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul, Padre Jairo Gusbert e pelo Padre Valdir da Paróquia São Roque, a missa de ação de graças e homenagens alusivas para comemoração dos 66 anos de construção da igreja da Comunidade São Luiz aconteceu no último dia 28 de janeiro.
O vigário geral relembrou da história da comunidade São Luiz com grande carinho, citando a alegria e o amor das famílias locais com a realização de uma das festas mais tradicionais dos imigrantes italianos: o filó. O padre Jairo Gusbert, por sua vez, elogiou as características do povo da localidade, que segundo ele, é batalhador e cheio de fé: “uma comunidade precisa de determinação, união e personalidade para seguir crescendo, mas se não tiver fé, não vai a lugar algum” conclui o sacerdote.
Além da comunidade, participaram o Comandante do 6º Batalhão de Comunicações do Exército, Coronel Lúcio Guerra e o Capitão Rodrigo representando o Comandante do 1º Batalhão Ferroviário do Exército, hoje instalado em Lages- SC.
Após a comunhão, houve uma grande homenagem ao 1º Batalhão Ferroviário que auxiliou a construir a igreja. Ao término desta, o Capitão Rodrigo falou em tom de agradecimento: ”para nós é um orgulho imenso saber que a comunidade lembra com grande carinho das benfeitorias que o 1º Batalhão Ferroviário do Exército pôde deixar na época em que esteve aqui. Por isso, digo que é uma honra pra mim, não só como militar e como representante do Batalhão, mas como pessoa por estar aqui recebendo essa linda homenagem”. De acordo com escrituras antigas e documentos, o 1º Batalhão Ferroviário além de construir a Igreja, trouxe para a comunidade, a energia elétrica por geradores, médicos, enfermeiros, transporte e cinema.
Para finalizar os festejos, a comunidade pôde prestigiar uma exposição de artefatos como fotos, objetos, documentos antigos e também a apresentação de um documentário.
Em abril desse ano, a comunidade São Luiz comemora 120 anos de história.