Porque os gatos acordam de madrugada e miam à noite?
Acostumado a acordar 10 minutos antes de tocar o despertador? E, nessa hora, você sente um empurrão repentino no rosto? Provavelmente, o seu amigo peludo te acorda de manhã e não te deixa mais dormir, certo? Talvez esteja se perguntando por que o seu gato faz isso, se existe razão para se preocupar e o que pode fazer para tentar mudar este hábito das suas manhãs.
Você já se questionou “por que o gato me acorda de madrugada? Para começar a responder essa pergunta, devemos saber que os gatos são animais crepusculares. Quer dizer que o metabolismo está mais ativo durante o nascer e o pôr do sol. Portanto, é normal que o seu amigo felino te desperte nesses períodos.
Porque os gatos miam à noite?
O seu gato o acorda miando? Tudo começa com um som tímido que aumenta quanto mais você ignora? Existem várias razões que explicam esse comportamento. Vamos conhecer as três causas mais comuns:
1. O seu gato está com fome
Se o seu gato se alimenta muito tempo antes de ir para a cama, é provável que comece a pedir comida mais cedo. Os gatos amam a rotina, como já sabemos. Portanto, se você coloca a sua comida, bem cedo, de segunda a sexta-feira, é lógico entender que no sábado e no domingo ele espere o mesmo. Os gatos não entendem quando é fim de semana.
2. O seu gato está doente
Não é habitual que um gato desperte o seu dono pela manhã porque está sentindo algum desconforto. No entanto, é importante descartar esta opção, para garantir a boa saúde do seu gato. Você saberá que o seu gato está miando por causa de uma doença, se ele nunca se comportou assim antes. Se suspeitar que o gato está doente ou se ele não recebeu uma revisão por mais de 6 ou 12 meses, vá no veterinário para realizar uma revisão geral.
Se, apesar disso, o seu gato estiver chegando a velhice ou já é um gato velho, verifique os seguintes problemas de saúde:
Artrite: você notará uma diminuição progressiva no nível de atividade do seu felino. As articulações começarão a inchar e ele terá menos flexibilidade. Além disso, ele pode miar em certas posições e você notará uma mudança em seus hábitos de higiene.
Hipertireoidismo: esta doença geralmente se apresenta em gatos de 12 anos ou mais. Não existe um quadro claro de sintomas e o diagnóstico deve ser feito por um veterinário, que deve realizar um exame de sangue e a palpação da glândula tireoide.
Hipertensão arterial: pode ser observada a presença de sangue na urina, hemorragia ocular, pupilas dilatadas, cegueira, convulsões, hemorragias nasais e fraqueza.
Se observar algum destes sinais, não duvide! Consulte o seu veterinário para que a doença possa ser diagnosticada corretamente. Só assim um tratamento pode ser iniciado para liberar o seu amigo peludo do sofrimento.
3. O seu gato busca atenção
Você presta atenção quando o seu gato mia? Muitos gatos miam para pedir comida ou atenção, outros miam quando querem ser acariciados ou escovados. Por essas situações, o seu gato pode associar o reforço positivo seguido do miado. Ou seja, o seu gato aprendeu que depois de miar haverá sempre uma recompensa. Seja comida, um novo brinquedo ou uma carícia.
Se você estiver fora de casa durante o dia, o mais provável é que o seu gato durma enquanto você não está. Isso pode provocar que ele o busque com miados pedindo abraços e carícias quando você chega. Contudo, a manhã é um dos períodos mais ativos do dia do gato, por isso não é de estranhar que ele vocalize durante essas horas.
Seu felino te desperta ronronando?
O gato está mais ativo ao amanhecer, nesse período o seu metabolismo está em máxima atividade. Por esse simples motivo, é normal ele tentar socializar no início da manhã, despertando o seu dono com muito ronronado.
Geralmente, eles só ronronam com os membros do seu núcleo familiar. É o seu modo particular de expressar prazer e afeto. Essa é a prova de que o seu pequeno companheiro o ama e se sente muito seguro do seu lado. Que o seu gato ronrone é um sinal muito positivo e ainda, o ajuda a evitar a tensão.
Além disso, o seu gato pode perceber quando você está por despertar. Nós, humanos, temos até cinco estágios de sono, durante os quais se alteram as funções corporais. O seu amigo peludo saberá quando você está a ponto de acordar, através da sua respiração e o seu ritmo cardíaco, e esperará ansioso com muito ronronado e carinho.
Como fazer o gato dormir a noite toda?
Agora você já sabe por que o seu gato se tornou um eficiente despertador, e de madrugada! No PeritoAnimal, vamos oferecer algumas dicas e conselhos úteis para ajudá-lo a tentar corrigir esse comportamento:
Abaixe as persianas antes de dormir ou use cortinas escuras. Isso evita que a luz do sol chegue ao ambiente onde o gato dorme, assim, ele não perceberá que é realmente dia até que decida se levantar.
Se o seu gato o desperta por estar entediado, mantenha-o entretido durante o dia com jogos, massagens ou uma boa escovação. No entanto, se você tiver pouco tempo para dedicar ao seu amigo felino, pode melhorar o enriquecimento ambiental com casas e tocas para gatos, passarelas, ninhos, brinquedos interativos e inteligentes, dispersadores de alimentos, catnip, por exemplo.
Alimente o seu gato antes de dormir e espere um pouco para encher a sua tigela depois de levantar. O processo pode durar algumas semanas, mas você notará que o seu gato reajustará os seus hábitos e começará a pedir comida mais tarde.
Use o reforço positivo no momento certo. Tente não responder quando o seu gato miar, querendo que você se levante. Responder, inclui removê-lo, fazer “shhht” ou acariciá-lo. Se o seu gato tenta chamar a sua atenção, mesmo que a resposta não seja agradável para ele, se você responder, estará reforçando-o. Pode parecer muito difícil, mas é melhor dedicar atenção e carícias apenas quando o gato está quieto e silencioso, dessa forma ele associa tranquilidade com a massagem e um pouco de atenção.
Lembre-se que fechar a porta do seu quarto, usando aversivos ou repreendendo, não dará bons resultados. Paciência, afeto e tentar entender a psicologia felina, podem ser as melhores ferramentas para resolver este problema.
Se depois de uma ou duas semanas aplicando estas regras estritamente, não observar melhora, talvez seja interessante consultar um etologista, ou seja, um veterinário especializado em comportamento animal..