Compliance como ferramenta de inovação e impulso nos negócios

2015-04-10_190211

Palalestrantes reforçam a importância do compliance na administração moderna durante reunião-almoço no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves

O Papel Crescente do Compliance nos Negócios

O compliance está sendo cada vez mais reconhecido como fator de inovação para as empresas e um diferencial competitivo crucial no cenário empresarial contemporâneo. No entanto, essa ferramenta de gestão ainda é negligenciada por diversos micro e pequenos negócios. Para aproximar essa temática dessas entidades, ocorreu uma reunião-almoço no dia 10 de julho no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Compliance como Aliado na Gestão Empresarial

Os palestrantes Alfredo Terçarioli Ramos e Alexandre Schneider abordaram a importância do compliance na redução de riscos e na melhoria da gestão empresarial. Segundo Ramos, diretor da empresa de treinamento Letrah!, o compliance é uma metodologia de gestão que ajuda as empresas a alcançar seus objetivos, respeitando as leis, normas e regulamentos do seu setor. Ele garantiu que a adoção de práticas de compliance não é um custo, mas um investimento valioso.

Compliance e o Impacto Financeiro

Pesquisas apresentadas por Ramos estimam que as empresas perdem de 3% a 5% de sua receita bruta anualmente por questões relacionadas ao compliance. No entanto, a implementação do compliance não se limita à economia de custos, mas também aprimora a gestão, melhora a imagem da empresa e aumenta a capacidade de corrigir erros. Ramos acredita que a implementação do compliance deve ser uma iniciativa da liderança e se estender a todas as áreas da empresa.

O Compliance como Sistema de Integridade

Para Alexandre Scheneider, procurador da República no Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul e professor na área de compliance, o compliance não é um projeto isolado, mas um sistema contínuo que deve ser aplicado e aprimorado. Ele considera o compliance um “sistema de integridade”, que orienta as organizações a operarem de forma ética e correta, evitando riscos.

Perspectivas para o Futuro

A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, acredita que a disseminação do compliance pode ser uma força motriz para a inovação e o progresso, e que o CIC-BG tem um papel crucial a desempenhar na promoção dessa prática. Ela reforça que, embora a implementação do compliance respeite a legislação e os códigos de ética, ele também orienta a preparação de processos e a tomada de decisões assertivas, sendo um caminho vital para o progresso.