Como utilizar as sementes da maçã

2015-04-10_190211

Não é necessário comprar sementes de uma loja especializada em jardinagem para cultivar uma macieira; é possível plantá-la usando as sementes do seu tipo de maçã favorito. O cultivo de uma macieira a partir das sementes demora anos e a fruta nem sempre fica parecida com a original, mas é emocionante ver a muda virar uma macieira com o passar dos anos.

Extração da semente da maçã
Remova sementes da polpa de diversas maçãs. Compre várias maçãs maduras, coma-as ou apenas corte-as ao meio para poder alcançar o interior das frutas. Retire cuidadosamente as sementes de dentro das maçãs, não se esquecendo de nenhuma antes de se desfazer das polpas.
Saiba que a maioria das macieiras cultivadas por fazendeiros e jardineiros se originam de árvores enxertadas e não são plantadas diretamente a partir de sementes. Plantar macieiras com sementes pode produzir frutos muito diversificados, já que as abelhas geralmente polinizam as plantas.
Quanto mais sementes forem plantadas, maior é a probabilidade de que uma das macieiras produza frutos comestíveis e menos frutos ácidos. A proporção de sementes bem-sucedidas que viram árvore é cerca de um para dez.
Tente começar o processo de preparação das sementes durante o inverno para que elas estejam prontas para o plantio no início da primavera.
Seque as sementes com papel toalha. Depois de extrai-las das maçãs, borrife água fria para enxaguá-las e coloque-as em cima do papel-toalha, deixando-as secar por três ou quatro semanas.
Vire as sementes a cada dois dias para que elas sequem por igual de ambos os lados.
Misture as sementes ao substrato. Dois dias após elas começarem a secar, compre um substrato à base de esfagno. Coloque uma colher de sopa desse substrato em cima do papel-toalha e borrife algumas gotas de água. Use as mãos para misturar o substrato e as sementes