Como salvar uma planta de manjericão doente

2015-04-10_190211

O manjericão cresce melhor fora de casa onde pode receber luz e temperaturas adequadas, mas também é possível cultivá-lo dentro de casa, contanto que esteja em um local ensolarado. Se estiver cultivando um manjericão dentro de casa como um repelente natural de moscas, que não suportam seu cheiro, ou cultivando-o para usar em receitas, nunca desista das plantas quando estiverem doentes; continue cuidando delas normalmente para revivê-las.

Passo 1
Troque o vaso da planta para certificar-se de que esteja em terra bem drenada. Recoloque-a em uma mistura de plantio bem drenada. Escolha um vaso com furos de drenagem para certificar-se de que a água não se acumule e que as raízes não fiquem encharcadas.

Passo 2
Desinfete as lâminas da tesoura com o álcool isopropílico e remova as folhas danificadas ou mortas. Eliminar as partes mortas estimula o crescimento das áreas saudáveis da planta.

Passo 3
Regue a terra ao redor da planta até que 2,5 cm do topo da terra estejam molhados, mas não encharcados. Não umedeça as folhas. Despeje o excesso de água da superfície da terra, conforme necessário. Deixe a terra secar antes de regá-la novamente, mas mantenha-a próxima a outras plantas para aumentar a umidade ou borrife a planta com água entre as regas.

Passo 4
Coloque o vaso em uma janela virado para o sul que receba seis a oito horas de luz solar direta diariamente. Vire a planta todos os dias para certificar-se de que todas as partes dela recebam luz solar direta adequada.

Passo 5
Aplique o adubo rico em nitrogênio, diluído a meia força, a cada quatro a seis semanas na terra de plantio.