Guia completo para você colher os frutos com agilidade e além de um novo hobby de cultivo até vaso em apartamento
Características da pitaya
Antes de aprender como plantar pitaya no vaso para produzir em três meses, é importante conhecer mais detalhes sobre essa fruta tão colorida.
Também chamada “fruta-do-dragão”, a pitaya é uma fruta de cor vibrante que ganhou enorme popularidade nos últimos anos. Graças às propriedades antioxidantes e à alta concentração de fibras e vitaminas, ela é uma excelente aliada no processo de emagrecimento, além de ser nutritiva e saudável.
A fruta está presente em receitas de sucos, sorvetes e smoothies. Com sabor suave e levemente adocicado, ela é original do México, mas já é cultivada em todo o mundo. Existem diferentes espécies da fruta com cascas nas cores rosa e amarela. Já a polpa costuma ser branca ou roxa.
O cultivo de pitaya pode ser feito em pequenas propriedades, como o quintal de casa, fazendo dela uma fruta perfeita para quem quer começar na jardinagem.
Como plantar pitaya no vaso
Como plantar pitaya no vaso para produzir em três meses? A técnica é excelente para quem tem pouco espaço e/ou está ansioso para colher os resultados do cultivo.
O primeiro ponto a considerar é a escolha do recipiente. Opte por um com no mínimo 30 cm de profundidade e furos para drenar a água. Além disso, quando o assunto é como fazer muda de pitaya, saiba que o ideal é cultivá-la em locais quentes, com temperaturas entre 18°C e 30°C.
Agora que você já tem algumas informações básicas, vamos ao passo a passo. Comece retirando as sementes de uma pitaya madura. A partir delas, novas frutinhas vão se originar. Em seguida, adicione uma camada de solo no vaso com areia ou argila expandida.
O próximo passo é acrescentar um substrato rico em matéria orgânica sobre o solo, utilizando um composto orgânico. Coloque as sementes por cima do substrato e cubra com mais terra por cima. A expectativa é que as primeiras frutas comecem a germinar entre 7 e 15 dias após o plantio.
Para fazer a colheita da pitaya, a dica é observar quando os frutos assumirem colorações intensas. Esse é um sinal de que a planta está madura e pronta para ser retirada da terra. Lembre-se de retirar a fruta junto do cabinho do caule.
1 Escolha o local
A fruta pode ser plantada diretamente na terra ou até mesmo em vasos. No segundo caso, é preciso optar por um recipiente com pelo menos 30 cm de profundidade e com furos para drenagem. Ou seja, o melhor local para plantar a fruta é um espaço com o tamanho adequado para que ela se desenvolva bem.ção de ar provocada pela altura elevada da planta.
2.O Clima
A pitaya é um cacto de origem tropical, por isso, tem grande resistência ao calor. O ideal é que ela seja cultivada entre 18ºC a 30ºC. Em locais mais frios, uma estufa pode ser uma boa pedida.
3. Iluminaçã
O cacto necessita de seis a oito horas de luz solar por dia. Porém, é preciso evitar os horários de sol forte, pois ele pode queimar a planta. O ideal é escolher um local que não receba sol no horário mais quente do dia. Em vaso, é possível mudá-lo de local conforme a necessidade.
4. Rega
Por se tratar de um cacto, essa é uma planta sensível ao excesso de água. Nos meses mais quentes, o ideal é molhar a terra quando ela aparenta estar seca. Já no outono e no inverno, a quantidade de água pode ser reduzida, já que as folhas retêm água.
5. Solo
Deve ser rico em nutrientes e bem drenado. Vale misturar areia à terra e também adicionar pedras no fundo do vaso. Além disso, use um fertilizante com baixo teor de nitrogênio uma vez por mês.
Com as dicas acima de como plantar pitaya, esse processo pode ficar um pouco mais simples. Porém, é preciso seguir os cuidados à risca para que seu cacto cresça saudável.
Também é possível plantar a pitaya em vasos e esse vídeo ensina como fazer isso. Assim, mesmo que você more em um apartamento, dá para ter essa planta em casa. Além do plantio, você confere outras dicas, como adubação, regas e mais
É muito simples plantar através de galhos e terão frutos já no primeiro ano de plantio. Lembrando que as flores da Pitayas precisam ser polinizadas manualmente . As flores abrem a noite e fecham no outro dia lá pelas oito horas .
Afinal, assim como outras plantas, a pitaya precisa de um certo nível de iluminação, água e estímulos nutricionais para crescer. Para começar, despeje água de forma espaçada, já que a planta retém o líquido com facilidade entre os tecidos. Espere que o substrato esteja seco antes de fazer uma nova rega.
Aprenda 4 formas de como plantar pitaya em casa
A pitaya é uma fruta versátil que pode ser cultivada em canteiros, vasos ou direto no chão. Confira abaixo quatro formas de como plantar pitaya em casa e desfrute do sabor e dos benefícios que essa fruta pode proporcionar ao seu organismo. Livre-se das flores artificias na sua casa!
1. Como plantar muda de pitaya: sementes
O primeiro passo para aprender a como plantar pé de pitaya é escolher entre as duas formas de obter suas mudas, sendo elas: por sementes ou por estacas.
Sementes: retire as sementes maduras da pitaya, lave-as com água corrente e depois coloque-as na terra. A floreira de madeira ou vaso deve ter substrato específico para a produção de mudas, ter uma rega diária e moderada (sem encharcar) e receber luz natural. Após o plantio, as sementes devem começar a germinar de 8 a 12 dias.
Cerca de 5 meses depois, selecione as mudas de 15 a 20 cm de altura e plante-as em vasos com profundidade mínima de 40 cm, com solo bem drenado, mais leve.
2. Como plantar muda de pitaya: estacas
Estacas: retire estacas das plantas adultas e plante-as em recipientes com solo fértil e bem drenado. A rega deve ser diária e moderada no primeiro mês. Após 30 dias as mudas possivelmente já terão raízes
3. Como plantar pitaya no chão
Como plantar pitaya no chão: lista de materiais
- Muda de pitaya madura
- Enxada
- Terreno com boa iluminação e um solo que tenha boa drenagem e substrato fértil
- Mourão de madeira (eucalipto)
- Fio macio para amarrar plantas (fio específico para amarrar plantas)
Como plantar pitaya no chão: modo de preparo
- Com o auxílio de uma enxada, finque o mourão de madeira (eucalipto) no solo;
- Depois abra três buracos ao redor do mourão de madeira com cerca de 30 cm de diâmetro. Nesta etapa coloque o adubo da terra;
- Pegue a muda de pitaya, encoste a parte lisa no mourão de madeira e enterre apenas 5 cm da parte com raízes. Para a sustentação a planta amarre a estaca com um fio junto ao mourão;
- Regue diariamente de forma moderada (sem encharcar).
OBS: para cada mourão de madeira é possível plantar três mudas de pitaya. As mudas devem ser amarradas junto ao mourão de madeira para não cair.
.
4. Como plantar pitaya em vaso
Como plantar pitaya em vaso: lista de materiais
- Muda de pitaya madura
- Pá de jardinagem
- Um vaso grande com furos no fundo (com pelo menos 40 cm de profundidade)
- Substrato rico em matéria orgânica
- Argila expandida
- Mourão de madeira
- Terra para plantar pitaya
Como plantar pitaya em vaso: modo de preparo
- Pegue o vaso de planta grande e forre o fundo do vaso com argila expandida;
- Depois adicione o substrato rico em matéria orgânica e misture com um pouco de terra;
- Finque um mourão de madeira no centro do vaso;
- Faça uma cova com a pá de jardinagem, plante a muda de pitaya no substrato e cubra-a com a terra. Nesta etapa encoste a muda de pitaya no mourão e amarre-a para mantê-la firme;
- Regue diariamente de forma moderada (sem encharcar).
-
Dicas importantes de como plantar pitaya em casa
- Para que as etapas de como se planta pitaya tenham sucesso a fertilização deve priorizar o uso de adubo com baixo teor de fósforo;
- Como a pitaya costuma crescer de forma que suas folhas fiquem despencadas a recomendação é que as mudas fiquem amarradas junto ao mourão;
- Você pode fazer as amarras com barbante grosso ou fio macio específico para plantas, de forma que não machuque o crescimento da planta;
- Nas etapas de como se planta pitaya saiba que a planta pode chegar até 6 metros de altura, por isso a dica é fazer outras amarras conforme a planta for crescendo;
- Por ser uma espécie de cacto a pitaya tolera bem clima quente e seco (temperaturas entre 18 ºC a 26 ºC);
- As regas devem ser feitas de forma moderada, pois o excesso pode ocasionar o apodrecimento da planta;
- Para a produção de frutos maiores é fundamental que os brotos laterais sejam removidos durante a poda, prevalecendo apenas as ramificações da copa da pitaya.
-
Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos?
O pé de pitaya com um ano de idade já é capaz de produzir alguns frutos, mas uma boa produção de pitayas precisa de cerca de três anos ou mais.