Como os cachorros escutam?

2015-04-10_190211
A orelha canina conta com cerca de 18 músculos que permitem ao cachorro movimentá-la até encontrar a melhor posição para captar sons

A situação é comum para muitos tutores: basta um cachorro latindo a quilômetros de distância que o pet logo começa a “responder”. De fato, a audição canina é bastante aguçada!
Alguns estudos, inclusive, mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que nós conseguimos ouvir.

Como é a audição canina?
Ao menos no que diz respeito à parte interna, o aparelho auditivo canino é muito parecido com o nosso.
Isto é, assim como a gente, os cães também contam com tímpano e um conjunto de ossículos que vibram, enviando sinais ao nervo auditivo.
Mas, apesar da semelhança anatômica interna, a audição canina é bem mais aguçada: enquanto nós somos capazes de captar vibrações entre 20 e 20.000 hertz, os cães as captam entre 15 e 40.000 hertz.

O que a ciência diz?
Segundo a ciência, uma das explicações para essa habilidade está na orelha externa dos cachorros. Isso mesmo! Mais do que um “acessório” de fofura, ela é uma verdadeira máquina de captar sons.
Para tanto, a orelha canina conta com cerca de 18 músculos que permitem ao cachorro movimentá-la até encontrar a melhor posição para captar sons.
Além disso, estudos também sugerem que o aparelho auditivo canino seja capaz de filtrar os sons mais relevantes.

É verdade que existe uma frequência sonora audível apenas para os cães?
Sim! Como visto acima, a audição de cachorros vs seres humanos é diferente, sendo que a dos cães é bem mais abrangente.
Isso significa que, a partir de 20.000 Hz (sons muito agudos), nós não ouvimos nada. Já seu filho de quatro patas pode não só ouvir, como ficar muito incomodado com o barulho.
E por falar em incômodo, você já parou para pensar que, por causa da audição aguçada, alguns barulhos do dia a dia podem ser o suficiente para causar mal-estar no pet?
Lembrando que, dependendo da proximidade e da intensidade do barulho, ele pode causar danos físicos ao aparelho auditivo do pet. Já sons mais distantes, também podem causar danos psicológicos, provocando medo, irritação ou agitação.

Cuidados com a audição canina
A exposição contínua ou repentina a barulhos muito altos é um dos fatores que podem contribuir para a perda gradativa da audição nos cães. No entanto, o mais comum é que a surdez canina seja causada pela complicação de doenças, como otites não tratadas.
Por isso, tome cuidado para não deixar as orelhas do pet molhadas e procure analisá-las de tempos em tempos.
Caso o pet apresente algum sintoma, como odor anormal na região ou chacoalhar de cabeça constante, procure imediatamente um veterinário!

 

Fonte: Petz